Gerais

Hospital de Itajubá realiza 1ª transfusão de medula congelada do Sul de Minas

Jovem de 18 anos precisou ficar internada por 22 dias para realizar o procedimento. Ela já recebeu alta e termina a recuperação em casa.

O Hospital das Clínicas de Itajubá realizou a primeira transfusão de medula congelada do Sul de Minas. O procedimento foi feito em uma jovem de 18 anos, que precisou ficar internada por 22 dias para o procedimento. Ela já recebeu alta e termina a recuperação em casa.

No procedimento, realizado na semana passada, a paciente Izabelly Kawakami , que faz tratamento de linfoma, recebeu as próprias células tronco, que foram congeladas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

“Essa paciente recebeu a quimioterapia por vários dias no hospital em Itajubá, internada. Dias depois ela recebeu de volta essas células que foram coletadas. Esse é um transplante inovador porque das outras vezes os pacientes receberam as células tronco à fresco. Esse período foi permitido para o paciente receber mais dias de quimioterapia. Foi um procedimento seguro. A paciente teve uma recuperação medular, ou seja, a medula dela voltou a funcionar no nono dia pós-transplante e a paciente segue bem. A gente só tem que comemorar e dar os parabéns à toda equipe que realizou o transplante dessa paciente”, explicou a médica hematologista e transplantadora de medula óssea, Iracema Esteves.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *