Gerais

Hospital amplia capacidade de atendimento para pacientes de hemodiálise em Pouso Alegre, MG

São cinco pontos extras de atendimento, o que vai permitir que serviço seja ampliado para mais de 30 pessoas.

O Hospital Samuel Libânio ampliou o serviço de tratamento para hemodiálise em Pouso Alegre (MG). São cinco pontos extras de atendimento, o que vai permitir que mais de 30 pessoas sejam atendidas. A unidade também contratou mais um médico nefrologista e seis técnicos em enfermagem.

O tratamento, atualmente, é feito em três sessões semanais. Com o reforço, o número de turno vai reduzir. Antes eram quatro turnos por causa da demanda que estava alta, mas agora serão oferecidos três para os pacientes.

O hospital atende mais de 200 pacientes para este tratamento, abrangendo o serviço para 32 cidades da região. Com a ampliação, agora são 41 máquinas para fazer as sessões de hemodiálise.

https://0e3904d2338e0aaabd9b3af5f4426934.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

“Com essa ampliação, em um primeiro momento, abarcamos 30 pacientes a mais. Isso traz um impacto, pois estamos fazendo uma média de 2,9 mil sessões de hemodiálise por mês, o que vai aumentar o número para aproximadamente para 35 mil sessões anuais. Entendemos que o paciente é um paciente totalmente diferenciado dentro da instituição. São de 3 a 5 vezes vindo ao hospital para fazer o tratamento. Acaba que a instituição passa a ser uma extensão da casa dos pacientes. A ampliação só trará para melhorias, principalmente para aqueles que tinham que viajar de cidades mais distantes e fazer o tratamento”, explicou a coordenadora do setor de hemodiálise, Daniela Zica.

Em Guaxupé, também houve ampliação no serviço. De acordo com informações da Santa Casa, um novo salão foi inaugurado, antes eram 23 equipamentos, e agora o número passou pra 35. A capacidade aumentou de 96 vagas para 204. Na cidade, atualmente, são 140 pessoas que passam pelo tratamento de hemodiálise.

Na região

Nas maiores cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras, são mais de 1 mil pessoas que precisam fazer tratamento de hemodiálise.

De acordo com a Secretaria de saúde do estado, em 12 cidades da nossa região o serviço é oferecido. Ao todo são 14 hospitais com atendimento.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *