PrEP: Estratégia Promissora de Prevenção do HIV Chega a Pouso Alegre

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a PrEP (profilaxia pré-exposição para prevenção do HIV) chegou em Pouso Alegre. Esta é uma terapia que consiste no uso regular de dois medicamentos antivirais – tenofovir e entricitabina – para impedir a contaminação em caso de exposição ao vírus HIV. Atualmente, mais de 100 mil brasileiros utilizam desse método.

Após 40 anos da epidemia de HIV – período em que mais de 40 milhões de pessoas faleceram devido a doença provocada pelo vírus – e diversos métodos e estudos para desenvolver procedimentos eficazes para reduzir o risco de contaminação e auxiliar no tratamento, foi produzido a PrEP, que segundo o Instituto Butantan, reduziu em 11,1% o número de infecções no Brasil, passando de 46 mil para 40,8 mil de casos anuais.

Tratamento

Quem deseja utilizar o procedimento deve ir até Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na R. Afonso Pena, 278 – Santa Cruz em Pouso Alegre para realizar exames, desta forma poderá ter encaminhamento para se consultar com o médico e se for necessário o uso, o indivíduo contará com o acompanhamento da equipe do CTA, retirando os medicamentos, realizando a testagem regular e demais exames de check-up.

Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de  comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ressaltamos que o tratamento não substitui o uso de preservativos para proteção das demais ISTs, realizando, desta maneira, a prevenção combinada.

Segundo o Ministério da Saúde, o método é sob demanda e indicado para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana e consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Segundo evidências científicas a eficácia da medicação é somente para a seguinte população.

• homens cisgêneros heterossexuais;
• bissexuais;
• gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH);
• pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer;
• quem se relaciona com uma pessoa eu possui HIV – casais sorodiferentes – e que desejam ter relações sem utilizar camisinha. O parceiro HIV-negativo tem autonomia para decidir se tomará a PrEP ou se usará como método de prevenção a indetectabilidade do parceiro;
• travestis e mulheres transexuais – que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

A PrEP é indicada para qualquer pessoa que esteja em situação de vulnerabilidade ao HIV, podendo utilizar a medicação os seguintes indivíduos:

• Frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);
• Faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV);
• Apresenta histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis;
• Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc.
• Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, Gama-hidroxibutirato (GHB), MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

É importante ressaltar que o procedimento só terá efeito se for utilizado conforme a orientação de um profissional da saúde, caso não aconteça dessa forma, pode não conter concentração da medicação o suficiente na corrente sanguínea para bloquear o vírus no indivíduo.
Pacientes de cidades vizinhas ou que se consultam com um médico infectologista particular podem ir até o CTA com os exames e receitas para transferir e se cadastrar no setor, continuando o acompanhamento e retirando a medicação necessária conforme as diretrizes do Programa de prevenção a IST/ HIV/ AIDS.

Centro de Testagem e Acolhimento

O Centro de Testagem e Acolhimento, mais conhecido como CTA conta com uma equipe capacitada de multiprofissionais, realizando serviços odontológicos e psicológicos, de enfermagem, farmacêuticos que orientam sobre as medicações que serão utilizadas por cada pessoa e a equipe médica para os usuários dos serviços desse importante setor da saúde.

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial