Expresso Gardenia Enfrenta Novas Retiradas de Ônibus e Propõe Retomada de Linhas no Sul de Minas

Com mais 10 ônibus da Expresso Gardenia retirados de circulação após inspeção na última semana, a empresa informou que nesta segunda-feira (20) será entregue ao governo a proposta para a retomada de parte das linhas intermunicipais que opera no Sul de Minas. O serviço foi interrompido após a primeira fiscalização realizada em abril.

Entre quinta (16) e sexta-feira (17), um desdobramento da Operação Ponto Final foi realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais.

As equipes de fiscalização foram até a garagem da empresa em Belo Horizonte (MG), para verificar se os problemas encontrados nos veículos retirados de circulação no mês de abril foram solucionados e também para vistoriar outros ônibus que ainda não tinham passado por inspeção.

Ao todo, 20 veículos foram inspecionados. Dentre esses, dez foram retirados de circulação por inconformidades em itens de manutenção e segurança.

Dois veículos já se estavam baixados no Sistema de Gestão do Transporte Intermunicipal (SGTI); três não estavam registrados no SGTI e, portanto, não possuem autorização para operar no transporte intermunicipal de passageiros; e três, estacionados na garagem, já tinham sido retirados de operação nas ações anteriores e permaneciam na mesma situação irregular.

Para voltarem a circular, todos os ônibus retirados de circulação nesta e em outras fases da operação precisarão de nova vistoria do DER-MG.

“Esta nova etapa da Operação Ponto Final vai complementar os autos do procedimento administrativo, que está em curso, para apurar se a empresa tem condições de continuar operando”, reforça o diretor de Regulação dos Contratos de Transporte Coletivo da Seinfra, Eriênio de Souza.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou nesta segunda-feira (20) que a empresa Expresso Gardenia ainda não apresentou soluções para os problemas identificados desde a primeira fiscalização, realizada em abril.

De acordo com o advogado que representa a empresa, nesta segunda-feira (20) será entregue ao governo a proposta para a retomada de uma parte das linhas. A empresa atualmente opera pequenos trechos na região.

Enquanto isso, outro problema gerado é para moradores que tem vale-transporte pela Gardenia. As outras empresas que assumiram alguns trechos ainda não conseguiram se adequar para oferecer o serviço desta forma.

Segundo a Viação Cambuí, quem precisar trocar os vouchers da Gardenia pode enviar um email para pedido_passes@autoviacaocambui.com.br. A pessoa receberá um tutorial de como solicitar o novo voucher para utilizar os vales recebidos. A expectativa é que ainda nesta semana a viação consiga realizar a transferência.

Fonte: Redação JD

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