Vacina atualizada contra a Covid-19 está disponível no Sul de Minas
Cidades do Sul de Minas recebem nesta semana doses da vacina atualizada contra a variante XBB da Covid-19. A proposta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas no país.
Em Pouços de Caldas, por exemplo, moradores já podem receber o novo imunizante a partir desta terça-feira (28) na UBS do Centro. Segundo a prefeitura, a partir de quarta (29), as 21 salas de vacina da cidade já estarão abastecidas com as doses da nova vacina.
A vacinação será feita com um imunizante da moderna que foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Esta versão monovalente da vacina está atualizada para a variante XBB 1.5, uma subvariante da Ômicron.
“A gente sabe que quando ocorrem essas atualizações, é porque a doença está circulando e a gente precisa de proteção. […] O pessoal [do grupo prioritário] que não sabe se precisa vacinar, se não precisa, se não está em dia, procure a sala [de vacinas] mais próxima e vá se vacinar”, afirma a coordenadora de vigilância epidemiológica de Poços de Caldas, Juliana Loro.
Na região
A Superintendência Regional de Saúde de Varginha informou que distribuiu na segunda-feira (27) nova remessa de vacinas contra a Covid-19. As 9.965 doses do imunizante Moderna – XBB Spikevax foram entregues aos 50 municípios que compõem a macrorregião de saúde Sul, de acordo com a demanda de cada localidade.
A Superintendência Regional de Saúde de Alfenas informou que entregou 4.970 doses aos 24 municípios sob sua jurisdição doses de vacina Covid da farmacêutica Moderna.
A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre informou que os 53 municípios da área de atuação da SRS receberão até esta terça-feira (28) a quantia de 11,5 mil doses de vacinas contra Covid-19 XBB.
E a Superintendência Regional de Passos , até esta última publicação, não havia informado sobre o novo imunizante. A matéria será atualizada quando houver retorno.
Público-alvo
A vacina estará disponível apenas para os grupos prioritários. Assim como ocorre na campanha de vacinação contra a gripe, a imunização contra a Covid será destinada a um determinado grupo, considerado mais vulnerável.
O Ministério da Saúde informou que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ofertar a vacinação periódica para os grupos de maior risco.
Veja lista de prioritários:
- Pessoas de 60 anos ou mais
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
- Pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade
- Indígenas
- Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas em situação de rua