Pouso Alegre pretende revolucionar limpeza urbana com instalação de lixeiras subterrâneas e 300 contêineres incluindo na zona rural

A Prefeitura de Pouso Alegre anunciou em coletiva a imprensa nesta sexta-feira 31/01 que licitou, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, a contratação de uma nova empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana que vai implementar uma inovação que promete revolucionar a gestão de resíduos na cidade. A empresa em questão é a THV que já vem atuando na coleta de lixo e varrição de ruas desde 9 de janeiro. A licitação no valor de R$ 81 milhões é válida por 30 meses, o que corresponde a 34 milhões por ano. Até  2024  o município pagava cerca de R$ 40 milhões por ano para a empresa responsável pela coleta de lixo e varrição das ruas, mas o serviço era alvo de muitas reclamações dos moradores.

Entre as novidades a serem implementadas está a instalação de lixeiras subterrâneas que busca modernizar os serviços de limpeza urbana, promover sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com o prefeito Coronel Dimas, neste primeiro momento, 20 contêineres estão sendo implantados na zona rural para facilitar o descarte adequado do lixo e 12 lixeiras subterrâneas serão instaladas na área central da cidade. As primeiras serão instaladas em pontos estratégicos, como a Praça Senador José Bento e a Praça do bairro rural do Pantano. O sistema moderno permite que os resíduos sejam armazenados abaixo do nível do solo, com apenas uma abertura visível para o descarte. Com capacidade maior do que as lixeiras convencionais, as subterrâneas reduzem a necessidade de coletas frequentes, além de evitar mau cheiro e a atração de animais.  “As grandes cidades do mundo investem em soluções inteligentes para a limpeza urbana e a preservação ambiental. Com essa modernização, Pouso Alegre dá um passo importante para se tornar referência em sustentabilidade”, destacou o Prefeito Coronel Dimas.

Além disso, as lixeiras subterrâneas contribuem para um ambiente mais organizado e limpo, protegendo as galerias pluviais contra entupimentos causados por resíduos descartados inadequadamente. A iniciativa também incentiva uma mudança cultural na forma como a população lida com o lixo.

O prefeito reforçou o pedido a população que o sucesso do sistema de coleta de lixo e limpeza urbana depende da colaboração dos moradores no uso adequado das novas lixeiras subterrâneas e contêineres. O descarte consciente é fundamental para manter a cidade limpa e organizada.

Uma nova licitação vai dar reforço nos serviços essenciais de varrição, capina, roçagem de vias públicas e limpeza de bocas de lobo. Atualmente são 45 equipes de varredores (dois profissionais por rua) que atentem 317 bairros e 10 mil ruas em todo município.

Com essa iniciativa inovadora, Pouso Alegre se posiciona como uma cidade modelo em gestão de resíduos sólidos, alinhando modernidade, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

A Prefeitura ainda deve reforçar a parceria com a Acampa- Associação dos Catadores de material reciclável de Pouso Alegre.  Os catadores de materiais recicláveis podem buscar mais informações pelo telefone (35) 4102-3138.

Outro serviço oferecido pela Prefeitura é o “Cata Treco”, que através de agendamento prévio, visa diminuir o abandono de sofás, fogões, colchões, e muitos outros itens em áreas públicas. O serviço pode ser agendado pelo telefone (35) 3449-4195 ou e-mail: obras.catatreco@pousoalegre.mg.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *