Subestação Pouso Alegre 3 entra em operação e amplia oferta de energia no Sul de Minas
Empreendimentos vão ampliar em mais de 100% a oferta de energia para os municípios de Pouso Alegre, Congonhal e São Sebastião da Bela Vista
A Cemig está realizando importantes obras no Sul de Minas Gerais para ampliar a oferta de energia aos atuais e novos clientes. Entre elas, destaque para a entrega da Subestação Pouso Alegre 3, que entrou em operação na quinta-feira, 31 de outubro. A nova instalação é parte de um amplo plano de investimentos da companhia na região para disponibilizar mais energia e dar mais segurança operativa ao sistema elétrico regional.
O empreendimento vai beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas em Pouso Alegre, Congonhal e São Sebastião da Bela Vista. A entrada em operação da nova instalação contribui para movimentar a economia local e gerar mais desenvolvimento para Pouso Alegre e região.
“Com a entrega, o fornecimento de energia na cidade ganha mais qualidade e proporciona condições de maior geração de emprego e renda, com o fomento do comércio e indústria. A nova subestação disponibiliza energia suficiente para atender 50 mil residências, ampliando em 50% a oferta de energia em Pouso Alegre”, destaca Marney Tadeu Antunes, Vice-Presidente de Distribuição da Cemig.
O executivo da companhia destaca ainda que a Cemig já iniciou uma série de investimentos que totalizam R$ 260 milhões, para ampliar a oferta de energia em Pouso Alegre e região, potencializando a capacidade de atendimento a milhares de clientes.
Grande crescimento econômico da região e investimentos Cemig
A região de Pouso Alegre é uma das que mais cresce no Estado de Minas Gerais. No período de 2020 a 2025, a demanda por energia elétrica na região deve dobrar. Este dado é resultado do trabalho conjunto do Governo do Estado e do Município, bem como da retomada e aceleração dos investimentos estruturantes da Cemig.
Com as novas subestações, a Cemig está dobrando a capacidade de atendimento em Pouso Alegre, em uma iniciativa de expansão do sistema elétrico que está alinhada ao crescimento observado e projetado no município.
Os investimentos de R$ 260 milhões da companhia em Pouso Alegre e região estão em andamento, e dentre as obras previstas está a construção das subestações Pouso Alegre 5 (2025) e Cachoeira de Minas 1 (2026), além da construção de uma nova linha de alta tensão, interligando a subestação de Transmissão Itajubá 3 à subestação Pouso Alegre 2, trazendo ainda mais disponibilidade de energia e confiabilidade para toda região. Nos circuitos de média tensão, serão construídos 101 km de rede para integrar as subestações, conversão de 56 km de rede monofásica para trifásica e expansão e melhorias em outros 61 km de rede.
Modernidade e tecnologia de ponta
As subestações possuem estrutura modular híbrida, com duas entradas de linha de distribuição em 138 kV, 12 saídas de alimentadores em média tensão e 50 MVA (mega-volt-ampere) de capacidade de fornecimento cada uma. Trata-se de um padrão que oferece alta confiabilidade no fornecimento de energia.