Estado encerra contrato com a Gardênia e novas empresas assumem transporte em 97 cidades do Sul de Minas
O Governo de Minas Gerais encerrou o contrato com a Expresso Gardênia, o que marca o fim definitivo das operações da empresa no transporte intermunicipal do Sul de Minas. A partir deste sábado (25/1), cinco novas empresas — Auto-Ônibus Santa Rita, Santa Cruz (SC Minas Transportes), Viação Serro, Bonanza e Viasul — começam a operar as linhas, garantindo continuidade e melhorias no atendimento à população.
Impacto em Pouso Alegre e na região
Em Pouso Alegre a mudança afeta diretamente todas as linhas regionais do sul de Minas e até com São Paulo, já que o Terminal Rodoviário da cidade é utilizado de integração com diversas outras linhas. Já as rotas locais, operadas pela Gardênia, atendiam moradores de cidades vizinhas que trabalham, estudam ou precisam de serviços em Pouso Alegre.
Os passageiros poderão adquirir passagens das novas empresas a partir de sábado. Além disso, as operadoras confirmaram que os preços e horários das viagens permanecerão inalterados, o que assegura estabilidade para os usuários.
Por que o contrato com a Gardênia foi encerrado?
O rompimento do contrato ocorreu após diversas irregularidades serem identificadas em fiscalizações realizadas no ano passado. Durante a Operação Ponto Final, conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), foram encontrados problemas graves.
As inspeções revelaram atrasos frequentes, veículos em más condições e falhas no atendimento aos passageiros. Como resultado, 34 ônibus foram retirados de circulação devido a problemas mecânicos e falhas nos itens de segurança. Apesar de receber notificações, a Gardênia não conseguiu corrigir os problemas no prazo estipulado.
Em junho de 2024, a Seinfra suspendeu os contratos, transferindo as operações de forma provisória para outras empresas. Posteriormente, a própria Gardênia formalizou um pedido para repassar suas linhas, admitindo incapacidade de continuar os serviços. Após análises, a Seinfra aprovou a transferência definitiva para as novas concessionárias.

O que muda para os passageiros ?
As novas operadoras prometeram manter os itinerários e horários, além de respeitar os preços regulados pelo estado. Dessa forma, a transição busca minimizar qualquer impacto para os usuários.
“A transição foi planejada para evitar transtornos e garantir que o transporte público continue atendendo às necessidades da população”, afirmou Pedro Calixto, secretário-adjunto da Seinfra. Ele também reforçou que o governo fiscalizará rigorosamente as novas empresas para assegurar um serviço de qualidade.
A mudança abrange 97 municípios do Sul de Minas. Com isso, a Seinfra busca atender às demandas da população e fortalecer o transporte público como ferramenta de integração e desenvolvimento regional. Saiba no gráfico quais são as empresas que assumem as linhas da Gardênia:

Fotos: Seinfra