Prefeitura decide não revelar pontos de vacinação com Janssen em Pouso Alegre, MG
Decisão é considerada estratégica pela Secretaria Municipal de Saúde, pois pacientes queriam escolher qual vacina iria receber. Doses estão sendo aplicadas em pessoas de 52 a 54 anos.
Pouso Alegre recebeu 720 doses da vacina da Janssen e utiliza parte do lote para imunizar o grupo que recebe a vacina esta semana na cidade: pessoas de 52 a 54 anos sem comorbidades. A marca é a única, até o momento, que depende de uma dose para completar a imunização, ao contrário da Astraneneza, CoronaVac e Pfizer (aplicadas em duas doses).
Por conta da dependência da dose única, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu que não irá revelar os pontos de vacinação que possuem o imunizante na cidade. Segundo a secretária de Saúde, Silvia Regina, havia pessoas que queriam escolher a vacina que iria receber.
“A gente não está nesse momento de viver isso [escolher vacina]. É como se caísse de paraquedas, a pessoa pergunta qual a marca do paraquedas e dizer que aquele ela não quer”, falou.
A secretária salientou que a prefeitura, inclusive, estuda um documento para registrar a recusa do paciente em relação à vacina por conta do laboratório de fabricação. Segundo ela, a intenção é depois entrar em contato com o Governo de Minas e discutir as providências a serem tomadas.
Fonte: G1 Sul de Minas