Golpistas se passam por agentes da Vigilância Sanitária para clonar Whatsapp de comerciantes
ATENÇÃO: Fiscais da Vigilância Sanitária não fazem abordagem por Whatsapp ou outros aplicativos
A Vigilância Sanitária de Pouso Alegre alerta à população que há golpistas se passando por agentes de fiscalização e reforça que não envia mensagens para agendamento de inspeções.
Os golpistas ligam nos estabelecimentos comerciais com a finalidade de agendar uma suposta “Inspeção Sanitária”, alegando que os locais foram denunciados e se encontrariam em desconformidade com as normas sanitárias, principalmente no tocante ao enfrentamento da COVID-19.
Após o contato por telefone, eles pedem para que a visita seja confirmada via Whatsapp, por meio de um link encaminhado pelos supostos agentes ou para confirmarem um código enviado.
Os golpistas instruem os estabelecimentos a “devolverem o link”. Devolvido o link para os golpistas as contas de Whatsapp são clonadas.
As inspeções da Vigilância Sanitária são realizadas de maneira espontânea e nunca por Watsapp ou outros aplicativos. Ela acontece sem agendamento e sem a solicitação desses tipos de dados. Durante a operação, os fiscais são identificados com crachás, coletes e com o processo do estabelecimento a ser vistoriado.
A Vigilância Sanitária orienta que em casos como estes, entre em contato imediatamente com a Polícia pelo telefone 190.
Fonte: PMPA