Museu Tuany Toledo movimenta a região com a 15ª Primavera dos Museus
O Museu Tuany Toledo de Pouso Alegre realizou com sucesso de 20 a 24 de setembro a 15ª Primavera dos Museus, que neste ano abordou o tema “Museus: perdas e recomeços”. Em meio a tantas perdas sofridas, os museus se voltam para o desafio de devolver ao público o ânimo para reconstruir suas histórias.
Desde 2007, o Museu Tuany Toledo participa desse evento, promovendo atividades que movimentam a comunidade e valorizam o acervo e as memórias de Pouso Alegre e região. Neste ano, a programação foi virtual, com o objetivo de alcançar participantes em áreas remotas e tendo em vista o cuidado com o público.
Foram realizadas cinco lives, sendo três delas através pelo Instagram www.instagram.com/museuttoledo, com transmissão simultânea pela TV Câmara Pouso Alegre, canal digital 18.2.
No dia 20 de setembro o tema abordado foi “Museologia e História no Sul de Minas Gerais: Uma visão arqueológica”, com a presença do mestre em Arqueologia, Paulo Araújo de Almeida, que apontou achados arqueológicos da região e como eles ajudam a construir a nossa história.
No dia 22 de setembro o tema abordado foi “Bate-papo sobre museus”, com Luís Fernando Nogueira dos Santos, do Centro de Memórias e Tradições da Festa de Nossa Senhora do Rosário, de Silvianópolis, que comentou sobre esse importante cultural de nossa região.
A live do dia 23 de setembro foi sobre o tema “Dezesseis de julho: Festa, cultura e memórias na cidade de Borda da Mata”, apresentado pelo mestre em História Social, Cleyton Costa, que apresentou as histórias e curiosidades sobre a tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Outras duas lives foram transmitidas pelo canal do Museu www.youtube.com/MuseuTuanyToledo: “Visita virtual: Pouso Alegre em fotos antigas”, exibida no dia 21 de setembro, onde o diretor do Museu, Mayke Riceli fez uma viagem no tempo, visitando lugares curiosos da cidade retratados pelas lentes do passado.
O encerramento da 15ª Primavera dos Museus ocorreu nesta sexta-feira, 24 de setembro, com a exibição da live “Café com Memórias”, em que foi apresentado diversas peças do cotidiano e histórias de Pouso Alegre, enquanto a equipe do Museu narrava as histórias um saboroso cafezinho era servido. “Foram momentos de aprendizagem e conhecimento sobre nossa história. É muito gratificante apresentar a população o rico acervo e a história de nossa gente”, finaliza o diretor do Museu Tuany Toledo, Mayke Riceli.
Os interessados em conhecerem pessoalmente o Museu Tuany Toledo de Pouso Alegre devem agendar uma visita pelos telefones (35) 3429 65 11 | (35) 99850 45 45.
Fonte: Fuvs