Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada até 22 de outubro
As campanhas nacionais de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foram prorrogadas para até o próximo dia 22. O novo prazo foi divulgado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que informou que o objetivo é ampliar a cobertura vacinal e alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95% do público elegível na campanha contra a pólio.
“Nós precisamos que os pais tenham consciência da importância da vacinação.Muitas pessoas têm a falsa sensação de que algumas doenças foram erradicadas e que com isso, não há possibilidade de retornarem. Mas, o vírus circula e menos vacinados é mais chance de doenças se proliferarem. O Brasil é um país com alto risco para reintrodução do vírus e já estamos vendo que os Estados Unidos registraram o primeiro caso de pólio em quase uma década. É algo que não queremos e por isso é fundamental que os pais levem os filhos para receberem o imunizante. São gotinhas que podem salvar vidas”, enfatiza a Secretária de Saúde, Sílvia Regina.
Até esta quinta-feira (5), Pouso Alegre atingiu a meta de 74,53% do público-alvo imunizado contra a poliomielite. De acordo com dados do Painel do Ministério da Saúde, em Minas Gerais, até esta terça-feira (4) o estado alcançou uma cobertura de 74,23% contra a doença.
Quem deve se vacinar?
O público-alvo da campanha contra a poliomielite são as crianças acima de um ano e menores de cinco anos de idade. Já a Campanha Nacional de Multivacinação é destinada a crianças e adolescentes com até 14 anos, que ainda não estão vacinados ou que estejam com esquemas vacinais incompletos.
Onde se vacinar?
As vacinas estão sendo ofertadas em todos os postos de saúde com Sala de Vacinação. Além deles, o Centro de Vacinação atenderá o público, das 7h30 às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 8h às 16h. (Avenida Doutor João Beraldo, nº 567, Centro). Além disso, a Prefeitura divulga semanalmente os locais de vacinação aos sábados.
No momento da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacinação da criança e documento pessoal do adulto e do menor de idade.
Fonte: PMPA