Pouso Alegre precisa vencer Tombense pela 1ª vez no Mineiro para buscar bi do Inconfidência
Dragão do Sul de Minas nunca conseguiu vencer o Gavião-Carcará na elite do estadual; equipes se enfrentam na semifinal do Troféu Inconfidência
O Pouso Alegre precisa de um feito inédito para lutar pelo bicampeonato do Troféu Inconfidência: vencer o Tombense pela 1ª vez no Campeonato Mineiro. O Dragão nunca ganhou do Gavião-Carcará na elite do estadual, desde o retorno à elite. A 1ª partida da semi acontece no sábado (11), às 18h, no Manduzão.
Em três confrontos entre os times desde 2021, o Pouso Alegre jamais venceu o Tombense (veja o jogo a jogo mais a baixo). Para passar para a final do Inconfidência, no entanto, o Dragão vai precisar ganhar de forma inédita do adversário em pelo menos um dos jogos.
Para chegar à final
A semifinal será dividida em dois jogos. O primeiro no Sul de Minas e o segundo no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, no dia 18 de março.
O Tombense tem a vantagem por ter feito melhor campanha na fase inicial. Em caso de dois empates, a vaga para a final ficar com o Gavião-Carcará.
Por conta disso, o Pouso Alegre vai precisar vencer o Tombense em pelo menos um dos jogos. O Gavião também tem vantagem nesta sentido, caso seja derrotado em uma partida e vença a outra.
Desta forma, o Pousão precisa superar o adversário no saldo de gols, caso vença um jogo e perca o outro.
Se vencer por dois gols de diferença em uma partida, o Dragão pode até perder a outra por um gol, por exemplo. Se ao fim dos dois jogos houver uma vitória para cada lado e com empate no saldo de gols, a vaga fica com o Tombense.
Pouso Alegre x Tombense
Dragão e Gavião se enfrentaram em três oportunidades desde que o Pousão voltou à elite do Mineiro: 2021, 2022 e 2023. O embate do ano passado valeu tanto pela 1ª rodada quanto pela final da Recopa Mineira.
2021
- 11ª rodada
- Tombense 2 x 0 Pouso Alegre
2022
- 1ª rodada + final da Recopa
- Tombense 1 (6) x (5) 1 Pouso Alegre
2023
- 5ª rodada
- Pouso Alegre 1 x 1 Tombense
Campeão do Inconfidência
O Pouso Alegre foi campeão do Troféu Inconfidência em 2021, logo no ano em que voltou a disputar a principal divisão do Mineiro – relembre a conquista do time sul-mineiro.
O Dragão terminou a primeira fase na 6ª colocação, com 15 pontos, sendo 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. O Inconfidência dá vaga para quem termina a classificatória inicial da 5ª à 8ª posição e, por isso, o Pouso Alegre se garantiu no torneio.
Na semifinal, o Pousão teve pela frente a Caldense. Em jogo único, depois de empate sem gols no tempo normal, o Pouso Alegre chegou à final ao vencer a Veterana nos pênaltis por 6 a 5.
Na final, o Dragão enfrentou a URT, em Patos de Minas. Também em partida única e após empate sem gols no tempo regulamentar, o Pousão superou o adversário nos tiros livres, por 4 a 2, e foi campeão.
Fonte: G1 Sul de Minas