Imposto de Renda 2023: falta menos de um mês para o fim do prazo
Os contribuintes têm até o próximo dia 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023. O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março.
O contribuinte pode preencher a declaração desde o início ou optar por fazer a declaração pré-preenchida – que utiliza os dados informados na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). Essas informações foram entregues por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde.
Ainda assim, vale lembrar que o contribuinte é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados, se necessário. A declaração pré-preenchida está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda (online) ou em aplicativo para iOS ou Android.
Como usar o imposto para ajudar quem precisa
Ao declarar o IR, o contribuinte pode escolher destinar, sem nenhum custo a mais, 3% para o Fundo do Idoso (FID) e 3% para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Isso faz com que os valores sejam destinados a instituições sociais que ajudam milhares de pessoas.
Passo a passo
• No programa da Receita Federal, selecione Doações Diretamente na Declaração – ECA” e clique em `”Novo”:
• Clique na opção Estado e Município; selecione “Pouso Alegre” e confirme o CNPJ do CMDCA – 19.544.079/0001-40 ou do CMDPI – 39.575.851/0001-06;
• Verifique o “Valor Disponível para Destinação” e insira o valor de sua doação para o campo “Valor”. Clique em “OK*:
• Você pode destinar até 6% do imposto devido, sendo 3% para cada fundo;
• Após registrar a destinação, vá para a aba “Imprimir”, selecione “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a DARF e efetue o pagamento até o vencimento.
Fonte: PMPA