Massagem relaxante: Conheça todos os benefícios que ela pode te proporcionar

A partir de agora, vamos falar semanalmente sobre a massoterapia e seus benefícios, bem como procedimentos estéticos que podem tornar sua pele mais saudável, queima de gordura localizada e outros. Hoje iniciamos nossa caminhada por esse universo maravilhoso, falando dos tipos de massagens, começando pela “RELAXANTE”.
Como o próprio nome já diz, este é um procedimento que visa relaxar o paciente das tensões do dia a dia.
Uma massagem relaxante consiste em um conjunto de movimentos firmes e suaves sob todo o corpo, com o objetivo de promover o relaxamento muscular e combater o estresse.
Esses movimentos estimulam a produção de hormônios relaxantes como a ocitocina — que reduz a sensação de estresse e medo — e a serotonina — que melhora o humor, a sensibilidade em relação às dores e regula a temperatura corporal.
A maior produção desses hormônios também é auxiliar no tratamento de problemas como ansiedade e até mesmo a depressão.
Além disso, há estudos que indicam um aumento dos níveis de histamina — substância que atua nas respostas imunológicas — o que favorece o aumento da imunidade.
Já em relação ao estímulo físico, os movimentos proporcionam o aquecimento da pele, o que resulta na melhora da circulação sanguínea e linfática. Isso auxilia na maior flexibilidade e renovação da derme, além de poder até reduzir inchaços. Esse maior fluxo de sangue também favorece o sistema muscular, podendo diminuir a fadiga.
Dessa forma, a massagem relaxante atua tanto no bem-estar físico quanto mental.
Dentre os tipos de massagem relaxante podemos destacar a Bambuterapia, Massagem com Pedras Quentes e a Reflexologia, das quais falaremos separadamente posteriormente.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?
A massagem relaxante traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além do relaxamento e sensação do bem-estar, ela pode promover a melhora de dores musculares, edemas, tensão, ansiedade, estresse e insônia.
Entre os benefícios estão: Redução do estresse; Estímulo à circulação linfática; Combate à insônia; Melhora do sistema imunológico; Redução da ansiedade.
Para que o(a) cliente sinta todos os benefícios proporcionados pela massagem, é importante que ela seja realizada por um(a) profissional qualificado(a).

QUEM PODE FAZER?
A massagem relaxante, em geral, pode ser feita por todas as pessoas, principalmente para as que sofrem com altos níveis de estresse no dia a dia, acúmulo de tensão e ansiedade.
Vale lembrar que é sempre importante a avaliação de um(a) profissional antes de realizar o procedimento, para que indique a melhor opção para cada paciente.

QUEM NÃO DEVE FAZER?
Apesar de oferecer muitos benefícios para a saúde, a massagem relaxante pode ser contraindicada para algumas pessoas. Entre as contraindicações estão os casos de:

INFECÇÃO
Em casos de infecção ou inflamação, as técnicas utilizadas na realização da massagem podem agravar o problema, já que promovem o aumento da temperatura corporal e a vasodilatação. Esse aumento ajuda na melhor circulação do sangue e pode espalhar a inflamação por outras partes do corpo.

PRIMEIROS 3 MESES
DE GRAVIDEZ
A massagem relaxante é desaconselhada durante os três primeiros meses de gravidez, por conta da fragilidade do corpo da mulher. Após esse período, algumas massagens podem ser realizadas.
Vale sempre consultar o(a) médico(a) responsável para que sejam avaliadas as melhores opções e indicações para cada caso.

LESÕES CUTÂNEAS
No caso de lesões cutâneas, dermatites ou micoses, não é recomendada a prática da massagem, pois pode agravar o problema. Além disso, há o risco de contágio por parte do profissional. No entanto, dependendo da lesão, massagistas podem realizar o procedimento, evitando apenas a área afetada.

OSTEOPOROSE GRAVE
Para pessoas que sofrem com osteoporose grave, a massagem pode não ser uma boa opção. Isso pois há o risco de fratura do osso durante o procedimento.

TROMBOSE
Nos casos de trombose — doença em que há a formação de coágulos sanguíneos nas veias — a massagem relaxante não é indicada. Essa contraindicação ocorre, pois há o risco de os coágulos formados se desprenderem com os movimentos da massagem e circularem pela corrente sanguínea, o que pode causar problemas mais graves como um AVC — quando o sangue não consegue chegar às regiões cerebrais.