Sindicato afirma que professores e alunos testaram positivo para a Covid-19 em Pouso Alegre, MG

Aulas retornaram no dia 22 de fevereiro; resultados positivos saíram no fim de semana.

Quatro professores e um aluno testaram positivo para a Covid-19 após o retorno das aulas em sistema híbrido em Pouso Alegre (MG). Quem confirma é o Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede municipal da cidade.

Segundo o Sipromag, os profissionais tiveram os resultados positivos para a Covid-19 confirmados no fim de semana. As aulas da classe do estudante do 9º ano do Caic Árvore Grande foram suspensas. Segundo o sindicato, outros profissionais continuam em isolamento domiciliar com suspeita da doença.

“Um aluno do 9º ano, que frenquentou a aula na segunda-feira, após sair da aula apresentou algumas sintomas, a família procurou a UPA e neste sábado foi confirmado que o aluno testou positivo. Os colegas da sala desse aluno não retornaram na aula nesta segunda, as famílias já foram comunicadas, os professores da escola também e a direção da escola já deu publicidade à questão desses alunos. Em relação aos profissionais da educação, envolvendo servidores e professores que estavam afastados por suspeita ao Covid, quatro casos foram confirmados positivos, os demais aguardando resultado que deve sair entre hoje e amanhã. Não significa de maneira nenhuma que esse aluno foi contaminado na escola, não significa que esses professores foram contaminados na escola” afirmou a presidente do sindicato, Dulcineia Costa.São 34 escolas que retornaram na rede municipal de ensino, são 14 mil alunos matriculados, mas 60% estão retornando para a escola em sistema híbrido.

Além da questão das contaminações, outra preocupação do sindicato é referente aos protocolos de higiene e segurança dos alunos e funcionários, principalmente em relação ao número de máscaras.

“A nossa preocupação é que as máscaras que foram compradas pela escola, a escola está providenciando essas máscaras, a nossa preocupação é que elas sejam insuficientes, que a gente já tem notícia sobre isso e não cheguem aos alunos”, disse a presidente do sindicato.

A secretária de Educação, Leila Fonseca, confirmou as contaminações.

“Nós tivemos 60% dos pais que aderiram ao roteiro presencial, mas na primeira semana tivemos somente 15% dos alunos. Estamos acompanhando junto com a Secretaria da Saúde e junto com os diretores caso a caso quando aparece alguma suspeita a gente está acompanhando bem de perto.

Nós temos um aluno que testou positivo na semana passada, então a gente entende que as aulas começaram dia 22, não era possível ter pego dentro da escola. Nós temos uma professora também na semana passada que testou positivo, uma cozinheira e as aulas ainda da escola que ela trabalha ainda não voltou, vamos voltar na semana que vem e uma auxiliar de serviços”, disse a secretária.

A secretária diz que as escolas estão seguindo todos os protocolos de segurança.

“O protocolo é assim, a sala teve contato, o professor e o aluno são isolados, isso a gente está seguindo com muita responsabilidade. A gente acredita que foi necessário voltar às aulas, sabemos dos desafios e estamos com muito cuidado, com olhar diferenciado, frequentemente reunindo com a secretária da Saúde, com a equipe da Vigilância, os diretores, cada caso, cada suspeita, mesmo que ainda não tenha passado pela UPA, a gente já pede o isolamento por medida de segurança”, completou a secretária.

Fonte: G1 Sul de Minas