Bem Estar

Vinhoterapia: Entenda o que é e quais são os seus principais benefícios

A vinhoterapia é um tratamento realizado de maneira tópica, com o objetivo de remover as células mortas, firmar e nutrir todos os tipos de pele. Ela pode ser feita em casa ou em clínicas de estética e funciona graças a um dos componentes da uva: os polifenóis, que têm ação antioxidante e ajudam na prevenção do envelhecimento cutâneo.
O resveratrol, um polifenol importante, é encontrado na casca e nas sementes da uva — especialmente as tintas. Ele atua como antioxidante natural, neutralizando a ação de radicais livres e bloqueando a atividade de enzimas destrutivas. Além disso, os polifenóis são ricos em vitamina A, C e E, melhorando a elasticidade e fortalecendo a pele.

O que é a vinhoterapia?
A vinoterapia é um tratamento feito com cremes, sabonetes, shampoos, géis ou outros produtos que tenham como base compostos da uva e do vinho. A sua função é promover um efeito nutritivo, desintoxicante, relaxante, clareador, renovador, revitalizante e tonificante. Além da aplicação dos cremes, é possível realizar banhos ou imersões com outros produtos, como sais de banho.
Atualmente, o tratamento também é usado para prevenir a celulite e reduzir medidas. Além dos banhos, é possível aplicar os produtos e envolver a pele com toalhas quentes. Isso mantém a temperatura por meio de um agente externo, provocando a termogênese — tentativa do organismo de causar e manter o equilíbrio térmico. Esse processo incentiva a queima de gordura e, por sua vez, promove a redução de medidas.

Como funciona o tratamento?
Existem várias formas de realizar o procedimento, tanto no rosto quanto no corpo e nos cabelos. Primeiro, é importante iniciar com uma boa higienização da pele. Depois, uma esfoliação prepara a cútis para receber, de forma mais efetiva, a penetração dos ativos que serão aplicados posteriormente.
O tratamento funciona por meio de uma sequência de procedimentos que visam o mesmo objetivo: cuidar e tratar da pele. É fundamental que todos os itens usados em cada etapa sejam de boa qualidade e tenham princípios ativos em concentração adequada.


Como ela pode ser aplicada?
A vinhoterapia é excelente para qualquer tipo de cabelo e pele, principalmente porque os produtos usados nesse tratamento não são tão oleosos como alguns outros hidratantes. Além disso, ela pode ser realizada de diversas maneiras, de acordo com o resultado que se espera.
O tratamento corporal pode ser feito com cremes ativadores, óleos essenciais de semente de uva, bandagens, banhos de imersão, manobras de drenagem ou de modelagem, entre outros. O enfaixamento pode ocorrer com toalhas embebidas em uma solução de sais termodinamizantes e vinho quente.
O corpo deve ficar exposto a essa manta térmica por 30 minutos — tempo suficiente para a penetração dos princípios ativos. As massagens ajudam a pele a absorver os cremes e potencializa a ação dos nutrientes.
O tratamento da vinhoterapia facial tem duração de, em média, 1 hora. A limpeza de pele e a esfoliação profunda removem as células mortas e abrem os poros para que a epiderme receba melhor os ativos. Após essa higienização, um peeling iluminador, com cremes à base de vinho, é aplicado no rosto para estimular a renovação das células.
Em seguida, é feita uma massagem em todo o rosto com movimentos circulares e ascendentes para favorecer a absorção dos polifenóis pela pele. Para finalizar, é recomendável aplicar uma máscara facial completa e deixar agir durante 20 minutos.
O tratamento capilar pode ser feito com shampoos, condicionadores e cremes hidratantes. É possível encontrar, inclusive, itens para a barba. Para potencializar a ação dos produtos, experimente utilizar toalhas aquecidas ou toucas térmicas por 30 minutos.

Quando ela é indicada?
A vinhoterapia é indicada para peles com exposição excessiva ao sol ou à maquiagem, e especialmente recomendada para fumantes, que estão mais expostos à agentes que danificam esse órgão. Tratamentos capilares também podem se beneficiar da ação dos polifenóis.
Dessa forma, a vinhoterapia é indicada para quando você sentir que sua pele e seus cabelos precisam de um tratamento mais potente — pelo menos a cada 15 dias, para resultados mais eficazes. A longo prazo, seus efeitos são ainda mais perceptíveis.

Quais são os seus benefícios?
A ação benéfica da vinoterapia acontece graças aos polifenóis presentes nas uvas, que são potentes antioxidantes, combatendo os radicais livres. Em excesso, essas substâncias podem ser tóxicas para o organismo.
Primeiro, é importante entender que radicais livres são moléculas instáveis que tendem a reagir ou oxidar outras moléculas do nosso corpo. Sua produção ocorre naturalmente por meio de processos metabólicos, porém, muitos fatores externos podem contribuir para o aumento da formação desses compostos químicos. Entre eles, podemos citar o estresse e a má alimentação.

Conheça, a seguir, os principais benefícios da vinhoterapia:
Remove as células mortas e clareia a pele: O procedimento acaba com as células mortas da camada superficial e ajuda a uniformizar e melhorar o aspecto da pele. Além disso, mantém a superfície macia e saudável, diminuindo a oleosidade.
Os polifenóis também são capazes de atuar como fotoprotetor contra os raios ultravioletas, ajudando a clarear pequenas manchas. Na prática, o procedimento significa mais higiene, saúde e beleza para a cútis.
Ativa a fabricação de colágeno e elastina: Junto da massagem realizada no tratamento, os polifenóis auxiliam no combate às rugas e estimulam a fabricação de colágeno e elastina. Essas substâncias são responsáveis por dar sustentação às células, mantendo a firmeza e promovendo a elasticidade da pele.

Melhora o aspecto dos cabelos: Os benefícios não estão visíveis apenas na pele. Como tratamento capilar, a vinhoterapia recupera a fibra e restaura o brilho natural dos cabelos, controla a oleosidade e atua no fortalecimento dos fios.
Muitos fatores do nosso dia a dia, como a exposição aos raios UV e à poluição, contribuem para o ressecamento capilar e para o desenvolvimento de rugas e manchas cutâneas. Por isso, a vinhoterapia é um tratamento natural ideal para peles e cabelos que necessitam de nutrição, desintoxicação e revitalização — tanto para homens quanto para mulheres.
Assim como todo tratamento estético e de massoterapia, lembramos que você deve sempre procurar profissionais treinados e qualificados para a realização destes.
Somente estes profissionais poderão lhe indicar a quantidade e tempo de sessões, contra-indicações e assim tirar o melhor proveito do procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *