Escolas municipais voltam às aulas presenciais em Pouso Alegre, MG

Retorno acontece depois de decreto emitido pelo prefeito Rafael Simões (DEM) na quarta feira (19) .Aulas serão realizadas em sistema híbrido.

As aulas presenciais da rede municipal de ensino retornaram nesta segunda-feira (24) em Pouso Alegre (MG). O retorno acontece em sistema híbrido, ou seja, parte dos alunos frequenta a escola numa semana e na outra faz as aulas online.

Ao todo, 33 escolas da rede municipal retornam as atividades nesta segunda-feira (24), o que representa cerca de 15 mil alunos. Segundo a secretária de educação do município, a volta das aulas presenciais em fevereiro foram importantes para a retomada nesta segunda-feira.

“Aqueles 15 dias de aulas que tivemos foram de acolhimento e conscientização de como proceder dentro da escola. A gente vê que isso contribuiu bastante”, afirmou a secretária, Leila Fonseca.

Ainda de acordo com a secretária, as escolas deverão manter os protocolos sanitários exigidos pela prefeitura. Além disso, a carga horária dos estudantes foi reduzida.

“Diminuímos a carga horária do aluno presencialmente pra que dê tempo dele chegar em casa. Nos 50 minutos restantes da carga horária, os professores vão tirar dúvidas dos alunos que estão em casa. Eles vão ter aulas por meio da plataforma e teremos um grupo com os professores que estão afastados por terem comorbidades para tirar as dúvidas”, explicou.A secretária também disse que este é um momento de cuidado e pediu a ajuda dos pais.

“A gente aproveita para pedir que os pais nos ajudem. A escola e a família precisam andar de mãos dadas. Se tiver aluno com sintoma, mantenham este aluno em casa. Se alguém da família testar positivo, também mantenham ele em casa e avise a direção da escola. Desta forma a gente consegue manter a segurança dos alunos e dos profissionais”, pediu.

Retorno após liminar

Na quarta-feira (19), o prefeito Rafael Simões (DEM) autorizou o retorno das aulas presenciais na rede municipal. Autorização foi concedida após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubar decisão que proibia a volta dos estudos nesta modalidade.

Segundo a prefeitura, após a ação movida pelo Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino de Pouso Alegre (Spromag), o desembargador Alberto Vilas Boas, da 1ª Câmara Cível do TJMG, havia decidido por impedir o retorno das aulas presenciais da rede pública de ensino de Pouso Alegre.

Por conta da decisão, a administração municipal impetrou um mandado de segurança com pedido de liminar para suspender a eficácia da decisão que impediu o retorno das aulas em Pouso.

De acordo com a decisão proferida esta semana, foi deferida uma liminar suspendendo a eficácia da decisão que impedia o retorno das aulas presenciais das escolas municipais.

Volta e ação do sindicato

As aulas presenciais nas escolas públicas foram retomadas no dia 22 de fevereiro deste ano. No entanto, o Spromag ingressou com ação para que que os estudos fossem novamente paralisados devido à Covid-19.

No dia 4 de março, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais havia decidido pela suspensão das aulas presenciais em Pouso Alegre por meio de agravo do instrumento impetrado pelo sindicato.

Desde então as aulas presenciais estavam suspensas e decisões favoráveis e contrárias foram se alternando, até esta nova que retira a proibição. A prefeitura liberou o retorno das aulas presenciais em escolas particulares, em decreto emitido no dia 28 de abril. O documento não inseria as instituições municipais por conta da decisão.

Fonte: G1 Sul de Minas