Asilo registra surto de casos de Covid-19 com 20 idosos contaminados em Pouso Alegre, MG

Dois idosos, um de 90 e outro de 91 anos morreram em decorrência da doença; 18 tiveram apenas sintomas leves.

Vinte idosos e seis funcionários de um asilo de Pouso Alegre (MG) foram contaminados pela Covid-19. O surto foi confirmado pela direção do Asilo Betânia da Providência. Dois idosos, um de 90 e outro de 91 anos, morreram em decorrência da doença.

Segundo a enfermeira responsável pelo asilo, Rosália Guimarães, o primeiro diagnóstico positivo em idoso aconteceu no dia 8 de julho. O idoso foi isolado, mas outros moradores e funcionários começaram a apresentar sintomas e foram testados.

“Primeira idosa que teve sintomas foi no dia 8 de julho, ela estava resfriada, aí nós já decidimos por isolar e realizar o teste de acordo com as orientações da Vigilância Epidemiológica. Ela testou positivo, foi isolada imediatamente, a gente foi realizando os testes nos outros idosos e fomos encontrando alguns positivos que também já foram isolados imediatamente. Nós tivemos 20 casos de idosos positivos, hoje temos 14 em isolamento, infelizmente tivemos dois óbitos, quatro já se recuperaram e estão bem”, disse a enfermeira responsável pelo asilo, Rosália Guimarães.

Além dos dois idosos que morreram, quatro estão recuperados e 14 estão com sintomas leves, isolados em uma ala do próprio asilo. Os seis funcionários da instituição seguem cumprindo quarentena em casa, também com sintomas leves.

Todos os idosos já tinham sido imunizados com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É importante lembrar que, conforme especialistas, a vacina diminui o risco da pessoa ter um agravamento da doença e precisar de internação e vir a óbito, mas não torna ninguém imune à doença.

Por causa da pandemia, as visitas ao asilo foram suspensas e os moradores conversam com os familiares através das redes sociais e Whatsapp. Mas, por conta disso, as doações caíram muito. A instituição precisa de luvas, máscaras, produtos de higiene, alimentos e roupas. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o asilo através do telefone (35)3422-5612.

Fonte: G1 Sul de Minas