Do recomeço aos três títulos: Pouso Alegre celebra quatro anos do jogo de volta ao futebol profissional

Dragão fez primeiro jogo profissional depois da retomada contra o Athletic e empatou por 1 a 1 no Manduzão; quatro anos depois, Pousão tem três títulos e vaga na Série D de 2022

O Pouso Alegre celebra quatro anos do primeiro jogo desde a volta ao futebol profissional nesta quarta-feira (4). Após anos longe dos gramados, no dia 4 de agosto de 2018 o Dragão fez o 1º jogo. Foi pela Segunda Divisão do Mineiro e o empate por 1 a 1 contra o Athletic, no Manduzão, marcou o retorno.

Quatro temporadas depois, o time tem três títulos e uma vaga inédita para a Série D do Brasileiro de 2022. O trabalho de base também é feito e o time Sub-20 está na disputa o Campeonato Mineiro da categoria.

Retorno ao profissional

A volta começou a ser traçada quando, em dezembro de 2016, Paulo da Pinta foi nomeado presidente do clube. O planejamento teve início e o retorno na segundona do estadual foi o primeiro campeonato.

Na oportunidade, o time não conseguiu o acesso ao Módulo II, o que ocorreu em 2019, quando teve início a ascensão com três taças e uma vaga para uma competição nacional, fato inédito para o clube.

Desde a volta ao futebol profissional em 2018, o Pouso Alegre acumula acessos seguidos, celebrados com títulos: Segunda Divisão (2019), Módulo II (2020) e Troféu Inconfidência (2021).

Além dos acessos e dos títulos, o Pouso Alegre sustentou grande invencibilidade de mais de 20 jogos durante as temporadas.

O Pouso Alegre ficou sem perder uma partida oficial desde setembro de 2018, na reta final da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro daquele ano, até o dia 25 de outubro do ano passado, quando perdeu para o Betim, no Módulo II do Mineiro.

Depois da derrota de 2018, o Dragão do Sul de Minas venceu a Segundona de 2019 de forma invicta e manteve a marca no Módulo II do Estadual até o revés por 2 a 1 para o time da região metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo foram 24 jogos oficiais sem derrotas: 16 vitórias e oito empates.

Jogadores fazem a festa pela conquista do Módulo II pelo Pouso Alegre em 2020 — Foto: Chiarini Jr./PAFC TV

Vaga inédita no Brasileiro

Para 2022, o Pouso Alegre terá calendário cheio: Campeonato Mineiro e Série D do Campeonato Brasileiro.

Pela primeira vez na história o Dragão vai disputar uma competição nacional. E a vaga foi conquistada devido ao desempenho na elite do Mineiro deste ano.

Com a 7ª colocação na primeira fase do estadual, o Pousão garantiu a classificação para o torneio nacional de 2022.

Fonte: G1 Sul de Minas