Hemocentro de Pouso Alegre tem dificuldade com estoques de sangue neste fim de ano
Estoque de todos os tipos sanguíneos está baixo na cidade. Espaço para doação de sangue estará aberto até o último dia de 2021 nas unidades do Hemominas do Sul de MG.
O hemocentro de Pouso Alegre apresenta baixo estoque de sangue neste fim de ano. Conforme a administração da unidade do Hemominas, o problema ocorre com todos os tipos de sangue. Atendimento para doações ocorre até a véspera de ano novo em Poços de Caldas e Passos, além de Pouso Alegre.
Segundo a Fundação Hemominas, nos estoques de toda a rede o sangue O negativo está em estado crítico. Já os tipos O positivo, B negativo e AB negativo estão em situação de alerta.
Uma das tentativas de reverter esta situação é o funcionamento esticado dos hemocentros, esta semana. Com isso, vai ser possível doar sangue até sexta-feira (31).
“Nós sabemos que agora no final do ano muitas pessoas ainda se encontram internadas no hospital, recebendo transfusão de sangue. Os pacientes crônicos que precisam dessa transfusão, então é muito importante a doação. A doação de sangue salva até quatro pessoas, então é importante que as pessoas se candidatem à doação de sangue”, disse a responsável pela captação do Hemocentro de Pouso Alegre, Solange Forcione.
Funcionamento para doação até 31/12
- Hemocentro de Pouso Alegre: das 8h às 11h30;
- Hemonúcleo de Passos: das 7h às 11h30;
- Unidade de Coleta de Poços de Caldas: das 7h às 11h30
No dia 1º de janeiro de 2022 todas as unidades estarão fechadas. A Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações pelo site ou pelo MGapp – cidadão.
A fundação esclarece que, em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.
Fonte: G1 Sul de Minas