Construção do Hospital Oncológico em Pouso Alegre mantém ritmo acelerado
A construção do Hospital Oncológico em Pouso Alegre, iniciada em novembro de 2021, está em ritmo acelerado. O cronograma vem sendo cumprido apesar das chuvas frequentes no município. Homens e máquinas trabalham diariamente, mesmo sob chuva, para adiantar o serviço no canteiro de obras, na rua Comendador José Garcia, ao lado da UPA.
O Hospital Oncológico Samuel Libânio ganhará mais 100 leitos para o tratamento contra o câncer através desse prédio exclusivo. Os recursos são oriundos de um projeto de lei que autorizou o repasse de R$ 13 milhões do município para a construção do Hospital do Câncer, além de mais um repasse de R$ 15 milhões de reais oriundos de indicações de verbas dos senadores Antônio Anastasia e Rodrigo Pacheco e dos deputados Dr. Paulo e Bilac Pinto.
O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.
“Essa ampliação cria aí pelo menos mais 100 novos leitos no nosso hospital oncológico, com isso nós vamos estar liberando leitos no Hospital Samuel Libânio na parte antiga. Nós sabemos que agora no pós-pandemia, a dívida está muito grande. Quer aqueles que tiveram covid e estão com sequelas, quer aqueles que ficaram sem fazer suas cirurgias eletivas e nós precisamos dar assistência ao povo de Pouso Alegre e região”, disse o prefeito Rafael Simões.
O presidente da Fuvs, professor Pythágoras de Alencar Olivoti, está entusiasmado com o ritmo acelerado da obra. “Creio que ainda em 2022 teremos este sonho realizado. É uma grande obra, que exige muito trabalho e dedicação, mas para salvar vidas tudo isso vale a pena”, finaliza.