Ebere, do Pouso Alegre, é o 5º jogador africano e 1º nigeriano a marcar na Copa do Brasil; veja o gol
Atacante abriu o placar para o Dragão na vitória por 2 a 0 diante do Paraná, na 1ª fase da competição
Aos 23 anos, o atacante Ebere, do Pouso Alegre, se tornou o 5º jogador africano a marcar um gol na Copa do Brasil, sendo o 1º nigeriano a balançar as redes. O jogador, campeão da Copa do Mundo Sub-17 com a Nigéria, em 2015, aplicou a “lei do ex” e balançou as redes diante do Paraná, seu antigo clube. Na terça-feira, ele abriu o placar da vitória por 2 a 0 que garantiu vaga ao Dragão na 2ª fase da competição.
Ebere Osinachi é destaque da equipe e já havia marcado pelo Pousão no Campeonato Mineiro. Até aqui, ele soma nove jogos e dois gols pelo Dragão, além de uma assistência.
Antes de Ebere, conforme dados do site oGol, outros quatro africanos balançaras as redes na Copa do Brasil: Nuno Robalo (de Moçambique), Jonhson (Angola), Geraldo (Angola) e Joel Tagueu (Camarôes). Veja em que ano cada um marcou mais abaixo.
Ebere Osinachi
O atacante Ebere Osinachi iniciou a trajetória no futebol pelo ASJ Academy, da Nigéria. Ele também tem passagem pela base do Rosário Central (Argentina) e Juventude-RS.
Depois disso, ele foi emprestado ao Lajeadense, onde fez seis jogos. Ele também passou por Fluminense do Itaum (oito jogos e quatro gols), Metropolitano (11 partidas e um gol), Maringá (7 jogos e dois gols) e Paraná (14 partidas e três gols).https://a7b36a2c195fd132cb1297631d246287.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Depois da passagem pelo futebol paranaense, ele chegou ao Pouso Alegre para a disputa do Campeonato Mineiro.
Em 2015, o atacante defendeu a seleção nigeriana na Copa do Mundo Sub-17. A Nigéria foi campeã da competição e Ebere foi titular da equipe.
Ele marcou um gol da campanha do time africano no torneio. Na semifinal, diante do México, ele balançou as redes na vitória por 4 a 2, que colocou a equipe na decisão. A Nigéria venceu Nali, por 2 a 0, na final.
Outros africanos a marcar
O moçambiquense Nuno Robalo marcou pelo Paysandu, em 2002. No mesmo ano, o angolano Jonhson fez gol pelo Londrina.
O também angolano Geraldo marcou em duas oportunidades pelo Coritiba: 2011 e 2013. Já Joel também balançou as redes por dois times diferentes: Londrina (2011) e Santos (2016).
Fonte: G1 Sul de Minas