Fuga do Z-2: veja o que o Pouso Alegre precisa para escapar do rebaixamento no Mineiro
Depois de vencer pela primeira vez na competição, Dragão ficou a um ponto de sair da zona de rebaixamento e tem mais dois jogos no estadual
Depois de conseguir vencer pela primeira vez no Campeonato Mineiro, o Pouso Alegre ficou um ponto atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Dragão já deixou a lanterna do estadual e, agora, tem mais dois jogos para tentar evitar a queda ao Módulo 2.
A primeira partida para isso será contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Com três desfalques (Cairo, Lucas Gonçalves e Iago), o Pousão vai até a Arena Independência, no domingo (13), às 17h30. Depois, o Dragão fecha a primeira fase diante do Uberlândia, no dia 19 de março, às 16h30, no Manduzão.
Com duas vitórias
Como o Pousão já está à frente do Uberlândia na tabela, o cenário ideal para o Pouso Alegre evitar o rebaixamento seria conquistar os 6 pontos em disputa nas duas últimas rodadas.
Caso isso aconteça, o Dragão torce para que URT, Patrocinense ou Tombense não vençam um de seus dois jogos. URT e Tombense se enfrentam já na 10ª rodada, o que faria com que uma das duas equipes já não atinja o total de pontos em disputa.
Com uma vitória e um empate
Em caso de não atingir a pontuação máxima nos dois jogos, o Pouso Alegre também pode evitar a queda em caso de empatar um dos jogos e vencer o outro. Caso isso ocorra, vai precisar de uma combinação um pouco maior de resultados.
Com uma vitória e um empate, o Dragão somaria mais quatro pontos e chegaria a 10 ao final da primeira fase. Este cenário fará com que o Pousão possa alcançar a pontuação de alguns adversários, mas passe a depender também do número de vitória, que é o primeiro critério de desempate.
Desta forma, para escapar somando quatro pontos em seis disponíveis, o Pouso Alegre vai precisar torcer para que Tombense, Patrocinense e URT não vençam em nenhuma das duas últimas rodadas.
Ainda há o Uberlândia neste cenário. O time do Triângulo Mineiro está empatado em pontos com o Dragão, mas fica atrás pelo saldo de gols na tabela. O time alviverde ainda joga contra o América-MG e com o próprio Dragão na competição. Caso o Pousão some os quatro pontos nas duas partidas restantes e Tombense, Patrocinense e URT não ganhem, o Dragão escapa da degola. O Uberlândia, neste cenário, também poderia escapar com quatro pontos.
Com três pontos
Caso o Pouso Alegre conquiste apenas três pontos, vencendo um dos jogos e perdendo o outro, a combinação de resultados precisará ser maior para escapar do rebaixamento.
Neste cenário, o Dragão ficaria com 9 pontos ao final da primeira fase. Desta forma, precisaria torcer para que Patrocinense e URT somem apenas dois pontos nos seis em disputa. Além disso, vai precisar que o Uberlândia some, no máximo três pontos. O Tombense também teria chance de rebaixamento neste cenário, caso empatasse sua partida diante da URT e fosse derrotado para o América-MG na última rodada.
- Pouso Alegre
11º colocado com 6 pontos
10ª rodada: Cruzeiro x Pouso Alegre – 13 de março, às 17h30, na Arena Independência
11ª rodada: Pouso Alegre x Uberlândia – 19 de março, às 16h30, no Manduzão
- Uberlândia
12º colocado com 6 pontos
10ª rodada: Uberlândia x América-MG – 12 de março, às 19h, no Parque do Sabiá
11ª rodada: Pouso Alegre x Uberlândia – 19 de março, às 16h30, no Manduzão
- URT
10º colocado com 7 pontos
10ª rodada: Tombense x URT – 12 de março, às 16h, em Tombos
11ª rodada: URT x Democrata GV – 19 de março, às 16h30, Zama Maciel
- Patrocinense
9º colocado com 7 pontos
10ª rodada: Villa Nova-MG x Patrocinense – 13 de março, 16h, Castor Fuentes
11ª rodada: Patrocinense x Cruzeiro – 19 de março, às16h30, Pedro Alves do Nascimento
- Tombense
8º colocado com 8 pontos
10ª rodada: Tombense x URT – 12 de março, às 16h, em Tombos
11ª rodada: América-MG x Tombense – 19 de março, às 16h30, na Arena Independência
Fonte: G1 Sul de Minas