Governo publica antecipação do 13º para aposentados
Primeira parcela do benefício começa a ser paga no mês que vem; medida faz parte do pacote de “bondades” de Bolsonaro
Foi publicado, nesta sexta-feira (18), no Diário Oficial da União, o decreto que antecipa o pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS. A antecipação será feita em duas parcelas a cerca de 30,5 milhões de beneficiários.
A primeira parcela corresponderá a 50% do valor total do 13º salário e deve ser paga entre os dias 25 de abril e 6 de maio, juntamente com os benefícios referentes ao mês de abril.
A segunda parte do pagamento será feita de 25 de maio a 7 de junho. O valor corresponde à diferença entre o valor total do benefício e o valor da parcela antecipada e será pago juntamente com os benefícios referentes a maio. Para beneficiários que precisam pagar o Imposto de Renda, a segunda parcela do 13º vem com os descontos do IR.
Beneficiários que começaram a receber o abono depois de janeiro de 2022 vão receber, como antecipação, um valor proporcional ao início do pagamento do benefício.
Aqueles que recebem o benefício por incapacidade temporária – antes chamado de auxílio-doença – também receberão uma parcela calculada proporcionalmente à duração do seguro.
Esta é o terceiro ano consecutivo em que o governo antecipa o pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS. Em 2020, o dinheiro foi repassado em abril e maio, enquanto em 2021, os beneficiários foram pagos em maio e junho. Normalmente, o benefício é pago no segundo semestre.
A medida faz parte do pacote de “bondades” promovido pelo governo federal, que também inclui saques de até R$ 1 mil do FGTS, além de crédito e empréstimo consignado para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), em programa a ser lançado em 28 de março.
Fonte: O Tempo