Prefeitura busca recuperar ensino das escolas após as consequências da pandemia
A aprendizagem já era uma prioridade central da Prefeitura de Pouso Alegre e têm ganhado ainda mais contornos de absoluto destaque diante do retorno dos alunos as salas de aula após um longo período de interrupção causado pela pandemia, por conta da covid-19. Diante disso, a Rede Municipal de Educação deu início em 2021 a construção do Plano de Recomposição, Monitoramento e Aceleração da Aprendizagem (PREMA), em 2022 deu-se início as ações previstas para a recomposição e consolidação das aprendizagens dos alunos dos anos letivos de 2019, 2020 e 2021.
“O Brasil passou pelo período mais longo sem aulas regulares da história do país e mesmo diante de esforços é inevitável o prejuízo na Aprendizagem das crianças. Em média, pesquisas apontam que os alunos regrediram quatro anos na capacidade leitora em língua portuguesa e três anos em matemática, sendo o maior índice de redução na aprendizagem no ciclo de alfabetização. Por isso, após iniciar o ano letivo de 2022, foi realizado várias ações, como Avaliação Diagnóstica, a fim de identificar as dificuldades específicas de cada aluno, conhecer a realidade de cada turma, analisar o grau de domínio dos alunos e consequentemente realizar as ações de recuperação da aprendizagem de nossos alunos, ou seja, traçar o passo a passo de como mudar esse cenário após todo esse retrocesso educacional, diminuindo a desigualdade social e evasão escolar”, explica a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca.
O PREMA prevê formação continuada das equipes da educação, ações para recomposição da aprendizagem ainda não consolidada, aquisição de um material de apoio para avaliação externa, projeto literário com olhar de recomposição, rodas de conversas para tratar dos casos emocionais dos alunos, período integral para alunos dos 4º e 5º anos, contratação de professores para auxiliar o trabalho do professor em intervenções pedagógicas, Planejamento por série realizado pelos professores da Rede Municipal (“encontro com os pares”), avaliação de monitoramento da aprendizagem dos alunos realizada pelo departamento pedagógico da secretaria (AVEM), entre outras ações contatadas no Plano de Ação do Projeto Político Pedagógico de cada Unidade Escolar.
Uma das ações que também auxiliam em identificar a dificuldade na aprendizagem de nossos alunos são ações como o mutirão oftalmológico, que afeta diretamente o desempenho da criança e adolescente, uma ação realizada em parceria com a Saúde.
“Os pais também são importantíssimos na compreensão de que a aprendizagem de seu filho foi prejudicada pelo tempo que ficou fora das aulas presenciais em função da pandemia e que no momento é necessário apoiar nos estudos extracurriculares (em casa) para juntos avançar e evitar que o futuro desses alunos sejam comprometidos”, ressalta a Secretária.
Fonte: PMPA