Horta na escola: projeto ensina crianças a plantar, cuidar e colher

Ação desenvolve habilidades e promove consciência sobre alimentação saudável

Estudantes de escolas municipais de Pouso Alegre têm participado de um projeto para desenvolver hortas nas unidades educacionais. A ação desenvolvida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a General Mills Brasil e o Instituto Melhores Dias, incentiva os alunos a plantar, cuidar e colher os alimentos, que são aproveitados também na merenda escolar.

O Centro Educacional Infantil Municipal (CEIM) Professora Evangelina Meirelles de Miranda, no bairro Cidade Jardim, atende crianças de 0 a 5 anos e participa do projeto desde 2017.

“Mesmo com a pandemia, demos continuidade a nossa hortinha. Agora, em 2022, reativamos a participação dos nossos alunos e notamos um enriquecimento na alimentação das crianças e também no desenvolvimento social delas. Aqui os pequenos nos ajudam a manter a horta e tudo que colhemos faz parte do nosso cardápio no dia a dia. Elas já esperam pelo dia que vamos colher”, destaca a diretora do CEIM, Ana Lúcia Clemente Gonçalves.

Os alunos demonstram empolgação com as atividades na horta. Lavínia, disse que adora mexer na horta “porque ela é muito bonita”. E que ao falar para a mãe sobre a alface, escuta que a verdura “deixa a gente forte e as pessoas saudáveis”. Já o Noah, que também é aluno no mesmo CEIM, disse que “gosta de aguar a horta usando o regador para ela crescer”.

Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Leila de Fátima Fonseca, trabalhar com a horta na escola também é “um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, pois é uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos da horta. Além disso, os benefícios ultrapassam os muros das escolas e chegam nas casas com os alunos pedindo para comer uma verdura e conscientizando a família sobre a importância de uma alimentação saudável”.

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *