Junho Laranja: Prefeitura de Pouso Alegre apoia campanha de prevenção de queimaduras

Junho Laranja alerta para prevenção de queimaduras

Com o objetivo de alertar sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com fogo e outros agentes que causam ferimentos, a Prefeitura está apoiando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) na campanha Junho Laranja ampliando a discussão sobre os cuidados a serem tomados em situações rotineiras, como cozinhar, acender churrasqueira, usar álcool em casa e passar roupas.

Segundo a SBCP, a maioria dos acidentes – 80% – acontece em casa e, em 40% dos casos, com crianças de até 10 anos. Ainda segundo a instituição, todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas são vítimas desse tipo de acidente.

Durante todo o mês de junho a SBCP irá realizar lives sobre o assunto e monumentos de todo o país vão receber a iluminação laranja. Em Pouso Alegre, a Superintendência de Cultura, também aderiu ao movimento.

Como prevenir?
Medidas simples podem ser tomadas. Por exemplo: Em casa, evitar fumar, principalmente deitado; não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo, verificar com frequência se há vazamento de gás; durante o preparo dos alimentos, manter as crianças longe da cozinha e sempre direcionar o cabo das panelas para a área do fogão; ao acender uma vela, observar se está longe de produtos inflamáveis, como botijões de gás, solventes ou tecidos e não manipular álcool, querosene, gasolina ou outros líquidos inflamáveis perto do fogo.

O que fazer em caso de queimadura?
Colocar a região queimada em água fria por cerca de 15 minutos (mas o jato de água não pode ser muito forte, pois agravará a situação) ou até aliviar a dor, secar com pano limpo e embrulhar.

Em geral, queimaduras que aconteçam na cabeça, pescoço, pés e as causadas por eletricidade devem ter atendimento médico, além das extensas. Considera-se queimadura extensa uma área que meça mais que uma palma da mão.

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

O que não fazer em caso de queimadura?
Nunca tocar a queimadura com as mãos; furar bolhas; descolar tecidos grudados na pele queimada; retirar corpos estranhos do local queimado ou colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura.

Somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *