Solicitações da Prefeitura são atendidas e transporte público da cidade terá mudanças

A Prefeitura de Pouso Alegre segue em busca de melhorias para o transporte público da cidade e solicitou que a concessionária responsável pelo serviço trabalhasse alguns pontos específicos com agilidade. Entre eles, a disponibilidade do aumento da frota, ampliação de horários da ouvidoria e recursos tecnológicos para atender a demanda da população.

“Nós estamos fiscalizando de perto o serviço de transporte público para melhor atender quem o utiliza. Estamos identificando diretamente nas ruas quais pontos precisam ser trabalhados e nos reunimos para discutir ideias que sejam colocadas em prática o mais rápido possível. Já tivemos a redução do valor do transporte urbano e rural, com a tarifa social, e agora temos mais mudanças que não vão parar por aqui”, destaca o Prefeito. Cel. Dimas.

A Expresso Planalto, diante da solicitação buscou se adequar imediatamente e informou a Prefeitura que as mudanças começam nesta semana.

Quais são as novidades?

Mais veículos
A frota de veículos na cidade vai aumentar para reduzir o tempo de espera e ampliar a oferta de assentos. Os novos veículos vão começar a circular a partir desta segunda-feira (27). As novas linhas são:

Linha 230 – Cidade Jardim x Morumbi – Mais um veículo, para melhorar a regularidade para os usuários.

Linha 204 – Centro X Vergani – Também recebe um veículo extra, reforçando principalmente os horários de pico da manhã, das 5:15 às 9:10, e também no horário da tarde, das 16:10 às 19:40. Serão 13 novos horários incrementados para a população do bairro Vergani.

Linha 220 – Centro X Parque Real, Via IFSULDEMINAS – Essa linha operava com dois veículos, também será contemplada com um novo veículo, passando a operar com três ônibus convencionais.

Linha 210 – Jardim São João x São Cristóvão – Também receberá um ônibus e irá operar com cinco veículos.

Linha 206 – Ribeirão X Shopping – Já essa linha terá os dois micro-ônibus substituídos para um veículo urbano maior, aumentando assim a capacidade de transporte dessa linha. Além disso, no horário das 18h às 19h será adicionado um carro extra e ampliada a quantidade de viagens realizadas.

Para facilitar ao usuário, todas as linhas que terão seus horários melhorados vão ter afixado um aviso detalhando todas as melhorias para facilitar o acesso à informação aos usuários.

Aplicativo
Agora os usuários vão poder utilizar o aplicativo “Cittamobi”, totalmente gratuito e prático de usar para conferir em tempo real a previsão de chegada do ônibus. A ferramenta está disponível para Android e Iphone. Basta clicar no ponto de ônibus que deseja utilizar, selecionar a linha e verificar a previsão dos próximos horários da linha naquele ponto.

Além disso, ao clicar na opção “mapa” é possível ver todo o itinerário do seu ônibus e a localização on-line dos veículos naquela linha, conferindo assim todos os pontos que o ônibus atenderá.

Para também facilitar ao usuário, será iniciada a Campanha do Aplicativo do Ônibus, com funcionários uniformizados da empresa, localizados nos principais pontos da cidade, ensinando aos usuários como se utiliza o aplicativo em caso de dúvidas. Vale ressaltar que nenhum funcionário manuseia o celular do usuário ou solicita dados pessoais.

Site
Outra grande novidade é o site, com layout prático e dedicado ao usuário para que todos consigam ver de forma prática. É um site exclusivo de nossa cidade, contendo todo quadro de horário da empresa separado por linha e informando os horários de ida e volta nos dias úteis, sábados e domingos, além das indicações de trajeto de cada atendimento. Ele pode ser acessado por meio do link: www.planaltopousoalegre.com.br.

Ouvidoria
Além disso, a Ouvidoria teve o horário ampliado para facilitar o acesso a quem precisa de informações. O local já está funcionando de segunda aa sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados de 8h às 12h pelo telefone: 0800 038 0140 ou através do e-mail: ouvidoriapousoalegre@grupocsc.com.br.

Tarifa socialNo início do mês de junho, os usuários do transporte público tiveram a grande notícia de redução na tarifa paga por eles. Com a solicitação da Expresso Planalto, diante da alta dos combustíveis e dos parâmetros da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT), a tarifa passou para R$5,80 (urbana) e R$7,70 (rural). Sendo que o município irá auxiliar diretamente o usuário no valor de R$2,80, até o limite financeiro global de 1,7%. Ou, seja, com a tarifa social criada pela Prefeitura, o valor pago pelo usuário passou a ser de R$3,00 e R$4,90 respectivamente. Outro ponto positivo é que se o usuário pagar antecipadamente a tarifa rural cai para R$4,00.

“Essa redução com certeza está fazendo a diferença no bolso daqueles que utilizam diariamente o transporte público. Garanto que a aplicação do recurso público está sendo realizada de forma austera com base nos dados validados pelo Comitê do Fundo Municipal de Transporte Público”, ressalta o Prefeito, Cel. Dimas.

Fonte: PMPA

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