Zema consolida chances de vencer no 1º turno, e Kalil permanece estagnado

Atual governador tem 48,3% das intenções de voto e, nos votos válidos, levaria disputa já na primeira apuração

A última edição da pesquisa DATATEMPO aponta que quase metade da população de Minas Gerais, 48,3%, pretende votar no governador Romeu Zema (Novo) na próxima eleição. Quando considerados apenas os votos válidos, as intenções de voto sobem para 61,2%, o que significa uma vitória do atual governador já no primeiro turno. 

Principal concorrente de Zema, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem 23,2%. Nos votos válidos, o percentual dele é de 29,3%. Os números são da pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados. 

https://flo.uri.sh/visualisation/10715366/embed
Made with Flourish

Caso o atual governador de fato vença no primeiro turno, ele estará retomando a tendência dos últimos 20 anos na política mineira: desde 2002, todos os governadores — Aécio Neves (PSDB), Antonio Anastasia, então no PSDB, e Fernando Pimentel (PT) — foram eleitos já na primeira apuração. A exceção foi justamente Zema, que surpreendeu em 2018 ao crescer na reta final da campanha e ir para o segundo turno contra Anastasia.

Fonte: O Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *