Romeu Zema anuncia apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno
Governador reeleito de Minas Gerais confirmou apoio em evento em Brasília, na manhã desta terça-feira (4). Como em sua campanha, ele atacou governo petista no estado
O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anunciou nesta terça-feira (4) seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O anúncio foi feito ao lado do presidente, em Brasília. Para justificar o apoio, Zema ressaltou que a boa relação com o Executivo federal garantiu muitos investimentos no Estado e fez críticas ao governo do PT no Estado, na gestão de Fernando Pimentel (PT).
“Não poderia também deixar neste momento de estarmos aqui colocando as nossas divergências d elado. eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro, sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras não. Mas é um momento emq ue o Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário”, disse Zema ao anunciar o apoio.
O presidente agradeceu o apoio, afirmou que é mais do bem-vindo, mas essencial, e decisivo para as eleições presidenciais.
“Esse apoio do governador Zema é muito bem-vindo. É o segundo Estado que tem o maior colégio eleitoral do Brasil e é decisivo. Só quem ganha lá, diz a tradição, pode realmente chegar à Presidência da República. Então, há esse interesse meu. Obviamente por parte do governador, como agora tem duas opções, entre as duas uma descarta de imediato e a outra é a continuidade do que fizemos até o momento, que fará bem para o Estado de Minas e para o Brasil. Eu agradeço aqui o apoio do Zema nesse momento, mas do que bem-vindo, ele é essencial. Ele é decisivo para a nossa reeleição”, enfatizou Bolsonaro.
O presidente ainda comentou sobre o fato de o apoio não ter vindo no primeiro turno, ressaltando que sempre deixou claro a simpatia por Zema.
“O passado é passado. Eu tive um candidato lá em Minas, não fiz uma campanha massiva para ele, até porque eu tinha uma simpatia com o Zema. Falei com ele sobre isso, e a intenção dele vir candidato era me ajudar em pontos mais isolados por Minas Gerais. Nas minhas lives todas eu falava do meu candidato e falava que o zema fez um bom governo em Minas Gerais. Não houve nenhum atrito entre nós”, afirmou o presidente.
Em Minas, Lula teve 48,29%, contra 43,60% de Bolsonaro
No primeiro turno, Lula venceu em Minas com 48,29% dos votos, contra 43,60% do presidente Bolsonaro. Os bolsonaristas, porém, tiveram muito destaque e bateram recordes na disputa legislativa. Além de ser uma síntese do país, com regiões com características bem distintas, o Estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 16 milhões de eleitores aptos a votar – cerca de 10% do eleitorado de todo o país.
Em Minas, as regiões que Lula mais conseguiu votos foram o Vale do Jequitinhonha e do Mucuri. Lá, o petista teve mais de 60% dos votos válidos. Já Bolsonaro venceu no Triângulo, Oeste e Rio Doce. Em nenhuma das regiões o atual presidente teve mais de 60%.
A maior parte dos eleitores da região metropolitana de Belo Horizonte elegeram Lula no primeiro turno das eleições. O petista conseguiu a vitória em 22 dos 34 municípios da Grande BH. Já Bolsonaro ganhou em Belo Horizonte com 46,60% dos votos enquanto Lula teve 42,53%.
Fonte: O Tempo