Homem de 30 anos morre engasgado no bairro Jardim América, em PA

Samu foi acionado, mas socorristas já encontraram a vítima em parada cardiorrespiratória

Um homem morreu engasgado na tarde deste domingo (30), em Pouso Alegre. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) foi acionado para socorrer uma vítima de engasgo na Rua Arthur Ribeiro Guimarães, no bairro Jardim América.

Segundo informações obtidas pelo PORTAL DA CIDADE, era por volta das 13h30 quando uma equipe de socorristas chegou ao local. A vítima, de 30 anos de idade, estava no interior de um bar e já se apresentava em parada cardiorrespiratória. Os socorristas realizaram manobras de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), mas o homem não resistiu e veio a óbito.

Uma guarnição da Polícia Militar também esteve no local e registrou a ocorrência.

O QUE É

Um engasgo é o bloqueio da traqueia – órgão responsável pela passagem de ar para dentro e fora dos pulmões – por algum objeto estranho ao corpo como alimentos, utensílios e até mesmo fluidos como saliva, vômito e sangue.

No corpo humano, a traqueia é protegida pela epiglote, uma espécie de porta que se abre e se fecha de acordo com a necessidade do momento. Quando ingerimos alimentos ou líquidos, a traqueia se fecha para que nada se infiltre e chegue até o pulmão. Quando respiramos, a traqueia se mantém aberta para que o ar entre nos pulmões. 

Quando há falhas no funcionamento da epiglote, os alimentos e líquidos podem acabar chegando ao pulmão, bloqueando a passagem do ar, o que causa asfixia e pode levar à morte dependendo da gravidade do engasgo.

E por oferecer risco de vida, algumas situações de engasgo podem ser classificadas como emergências médicas, e devem ser atendidas o mais rápido possível.

A manobra consiste em abraçar a vítima engasgada pelas costas, aplicando, com as mãos fechadas, uma pressão contrária na região abdominal conhecida por “boca do estômago”, de forma enérgica, súbita e repetida, para expulsar o fator obstrutivo. (Medicar / Soluções em Saúde)

Fonte: Portal da Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *