Pouso Alegre tem mudança no estatuto aprovada para que clube possa se tornar SAF

Medida foi aprovada por sócios-contribuintes e já havia sido autorizada pelo Conselho Deliberativo; clube está aberto a negociar com empresas e investidores

Pouso Alegre teve uma mudança no estatuto aprovada para poder se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) – entenda o termo mais abaixo. A alteração faz com que o Dragão possa negociar com empresas e/ou investidores para se tornar um clube-empresa, a exemplo do que acontece com Cruzeiro, Bragantino, Bahia, Botafogo, Vasco, entre outros.

A mudança foi aprovada em votação realizada, na noite de segunda-feira (6), por sócios-contribuintes do Pousão. No mês passado, a alteração já havia sido autorizada pela Conselho Deliberativo do clube.

A chegada meteórica do Pouso Alegre à elite do Mineiro (entre 2019 e 2021) e o acesso à Série C do Brasileiro (em 2022), tornaram o clube visado para a possibilidade de se tornar SAF. O diretor de futebol, Paulo da Pinta, ex-presidente do Dragão, destaca que há “procuras” por empresas e investidores, mas ainda não existe “nada concreto”.

Acontecem muitas consultas desde que retornamos, até pela visibilidade, pelas conquistas, pelo acesso não só no Mineiro, mas agora no Brasileiro. Muitas procuras, mas nada concreto. Sempre há especulação e conversa. Estamos abertos – falou.

– Alterando o estatuto, o Pouso Alegre fica aberto a negociar com qualquer empresa ou investidor que queira ser parceiro – completou.

Paulo da Pinta salientou que é necessária a mudança para SAF, para que o Pouso Alegre possa seguir crescendo dentro e fora de campo, com equipes competitivas na competição.

– Tenho falado isso nos últimos anos. Não é que queremos virar SAF, é que é a única forma do clube se manter. A Caldense abriu mão de disputar a Série D por questões financeiras, o Villa Nova poderia participar e abriu mão também. Ou vira SAF ou encontra um parceiro para investir, ou fica difícil dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito com muito sucesso – disse.

O que é SAF?

Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.

Fonte G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *