Dados oficiais apontam para crescimento de casos de furtos em Pouso Alegre, MG
Área central é a mais visada pelos criminosos; somente em janeiro de 2023, foram 83 furtos registrados na cidade.
Dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública apontam que o número de casos de furtos cresceu em Pouso Alegre (MG). A área central é a mais visada pelos criminosos.
Somente em janeiro de 2023, foram 83 furtos registrados na cidade. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de furtos em Pouso Alegre segue uma tendência de crescimento desde 2020.
Naquele ano, foram 675 furtos registrados. Em 2021, o número saltou para 894, um crescimento de mais de 30%. No ano passado, foram 994 furtos, um aumento de 11% na comparação com o ano anterior.
Em contrapartida, o número de roubos diminuiu nos últimos anos. Em 2021, foram 102 e ano passado, 97 roubos registrados.
Diante do aumento de furtos, a Associação do Comércio da Cidade (Acipa) busca maneiras de melhorar a segurança e evitar novos casos.
“Nós temos reunido para discutir o assunto, nós programamos uma reunião para hoje e nós convidamos algumas entidades públicas, como as polícias militar e civil, a prefeitura municipal, o Ministério Público, a direção do fórum, justamente para compartilhar com eles o problema. Nós queremos dar a nossa opinião, mas também ouvir dos órgãos competentes, responsáveis pela segurança pública, quais as medidas que devem ser tomadas
Para a polícia, apesar do aumento dos furtos, os números estão dentro da margem de expectativa da corporação. Ainda assim, os militares devem reforçar a segurança na área central da cidade, um dos pontos com mais casos registrados.
“A sensação de segurança está abalada por alguns casos específicos em determinados locais em vias pontuais. Diante disso, nós estamos com esses locais mapeados, nós estamos fazendo um monitoramento desses indivíduos contumazes e à noite nós estamos lançando mão de um efetivo suplementar para tentar melhorar essa percepção de segurança por parte da comunidade”, disse o tenente coronel da Polícia Militar, Célio César dos Santos..
O Prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Silva Fonseca, ressaltou as ações que estão sendo feitas para melhorar a segurança na cidade.
“A Prefeitura de Pouso Alegre iluminou a cidade 100% LED, isso facilita muito a ação da polícia para identificar assaltantes, identificar pessoas que vão praticar crimes. As pessoas vão no Centro da cidade porque é mais fácil a locomoção deles ali, nós temos 16 câmeras do “Olho Vivo”, nós temos 40 funcionários da prefeitura municipal que trabalham em diversos órgãos aqui do município, inclusive na polícia militar e civil, então esse conjunto de esforços, há esse momento de comoção social pela prática dos crimes, mas eu acredito que a resposta tanto da polícia militar, quando da polícia civil, será rápida”, disse o prefeito.
Fonte: G1 Sul de Minas