IPTU: veja reajustes e saiba quando os carnês começam a ser pagos nas maiores cidades do Sul de MG

Em Poços de Caldas e Varginha, os carnês já estão sendo distribuídos. Em Pouso Alegre e Passos, a distribuição começa nos próximos meses.

O carnê para pagamento do IPTU já começou a ser distribuído aos contribuintes do Sul de Minas. Em Poços de Caldas e Passos houve reajuste no valor do imposto.

Poços de Caldas é, entre as maiores do Sul de Minas, a cidade que teve maior aumento: 6,46%. Em Varginha, uma lei congelou o valor do tributo e por isso não houve correção monetária.

Poços de Caldas

Na maior cidade do Sul de Minas, o carnê do IPTU começou a ser distribuído aos contribuintes na semana do dia 13 de março. O vencimento, tanto para pagamento à vista como da primeira parcela, acontece em abril.

O índice de reajuste foi de 6,46%. O valor representa a inflação acumulada no período, conforme índice apurado pelo INPC/IBGE, no período de novembro de 2021 a outubro de 2022.

Para pagamento à vista, haverá desconto de 5%. Quem optar pelo parcelamento, poderá dividir em até nove vezes. O imposto poderá ser pago via PIX, cartão de débito ou cartão de crédito, ou ainda por boletos nos locais credenciados.

Pouso Alegre

Em Pouso Alegre os carnês serão distribuídos a partir de junho. Os contribuintes poderão pagar o IPTU com desconto de 10% até o dia 10 de julho. Já quem optar pelo parcelamento, pode dividir em até cinco vezes.

As guias serão enviadas via Correios aos contribuintes que estão com os dados cadastrais atualizados na Central de Atendimento. Também é possível emitir os documentos no site da prefeitura.

O pagamento das guias retiradas no site da prefeitura poderá ser efetuado via pix, transferência, boleto e/ou nas instituições conveniadas (Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Banco do Brasil e Itaú).

Já as vias entregues pelos Correios deverão ser pagas apenas nas instituições bancárias conveniadas com a Prefeitura, que são a Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, o Banco do Brasil e o Itaú.

Calendário de vencimento

  • 1ª parcela e ou Parcela única: 10 de julho de 2023;
  • 2ª parcela: 10 de agosto de 2023;
  • 3ª parcela: 11 setembro de 2023;
  • 4ª parcela: 10 de outubro de 2023;
  • 5ª parcela: 10 de novembro de 2023.

Isenção

Beneficiários da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e pessoas com doenças crônicas podem ter isenção do valor. Para isso, o primeiro grupo deve solicitar e renovar o pedido a cada dois anos, já o segundo deve solicitar anualmente.

Para ter acesso, as pessoas devem procurar a Central de Atendimento na Praça Dr. Garcia Coutinho, nº 17, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Varginha

Os carnês começaram a ser distribuídos nesta segunda-feira (27) em Varginha. O pagamento começa em abril e quem optar em pagar à vista terá desconto de 10%. Serão entregues via correio 78 mil carnês.

Em 2023, o IPTU será lançado com os mesmos percentuais e descontos aplicados em 2022 e não houve correção monetária. O congelamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores a partir de um projeto de lei proposto pela prefeitura, por entender que a economia ainda não teve uma melhora significativa após o início da pandemia de Covid-19.

https://7455a68e9fc243a487cc89bfc18986e1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

O contribuinte também poderá parcelar em 8 vezes quando o valor for acima de R$ 525,01.

Passos

Já em Passos, o carnê do IPTU vai começar a ser distribuído em abril. O pagamento terá início em maio.

O valor do tributo foi reajustado em 5,9%. No município não há isenção do imposto, mas há alíquotas diferenciadas para aposentados, pensionistas e pessoas com necessidades especiais com renda de até 1,5 salários.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *