Quais são os benefícios da fisioterapia para a saúde?
Especialista explica as vantagens de se cuidar
Muitas pessoas acreditam que a fisioterapia é um tratamento exclusivo para quem sofre com problemas motores, seja devido a uma doença crônica, seja por algum tipo de lesão. No entanto, isso é um grande engano, é possível perceber o impacto positivo em todo o corpo, nas ações do dia a dia e ainda em seu comportamento físico e espiritual. É importante lembrar que a fisioterapia não deve ser usada apenas em casos de recuperação, mas sim fazer parte da rotina de cuidados com a saúde.
O fisioterapeuta Rodrigo Fádel, explica que a fisioterapia é capaz de diagnosticar problemas relacionados aos movimentos e funções do corpo humano, e tratá-los com vasto conhecimento de técnicas e exercícios específicos. “Ela cuida desde uma simples dor no ombro, até reabilitar casos mais graves como sequelas de traumatismo craniano, de acidentes vasculares cerebrais , amputações, fraturas, pneumonias, entre outras”, diz.
Por ser um tratamento individual e personalizado, os objetivos da fisioterapia dependem diretamente do problema e questionamento do paciente. De forma geral, o grande propósito da fisioterapia é oferecer a melhor qualidade de vida possível às pessoas por meio de prevenção de lesões e reabilitação física delas.
“A fisioterapia deve ser feita por pacientes que possuem alguma parte do corpo danificada por algum motivo ou até mesmo para quem sente dores constantes, que possuem problemas de postura, que treinam regularmente e precisam de acompanhamento para alguma atividade física ou desejam prevenir qualquer problema muscular que possa acontecer”, afirma Fádel.
Benefícios da fisioterapia
- Diminuição de dores;
- Prevenção de lesões;
- Melhoria de problemas respiratórios;
- Melhora da postura;
- Tratamento de doenças crônicas;
- Evitar e tratar lesões esportivas;
- Melhora da qualidade de vida;
- Auxílio para um treino físico adequado;
- Controle da insônia;
- Auxílio na diminuição de problemas urinários.
Os benefícios do tratamento fisioterapêutico são nítidos não somente para aqueles que buscam tratamento por conta de lesões ou doenças, mas se incluída na sua rotina de cuidados, seu impacto positivo é sentido em todo o corpo. “As técnicas aplicadas podem ser executadas de diversas formas e com vários recursos e aparelhos buscando sempre a individualidade e o melhor para cada paciente”, conclui o fisioterapeuta.
Fonte: Rodrigo Fádel – Fisioterapeuta (CREFITO 127595F) – Especialista em Fisioterapia Esportiva (FCMMG) – Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (UFMG) – Osteopata (Escuela de Osteopatia de Madrid/Espanha) – Pós Graduado em Ciência e Prática no Alto Rendimento (NAR/SP) – Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE).