Prefeitura de Pouso Alegre convoca beneficiários do Bolsa Família para regularizar cadastro; saiba como se atualizar
Moradores que tiveram o recebimento bloqueado têm até 60 dias para comprovar informações pessoais e regularizar a situação para voltar a receber.
A Prefeitura de Pouso Alegre tem convocado os moradores que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado para regularizar a documentação.
Segundo a gestão municipal, algumas pessoas podem ter se cadastrado em anos anteriores na categoria unipessoal – ou seja, como morador sozinho. Agora, esse beneficiário pode estar vivendo com outras pessoas e, com isso, ter o benefício cancelado.
Na cidade, são 6.141 moradores que recebem o Bolsa Família. As pessoas que tiveram o recebimento bloqueado têm até 60 dias para comprovar informações pessoais e regularizar a situação para voltar a receber. (Veja documentação necessária abaixo)
Segundo Marcela Reis Severino do Nascimento, secretária de Políticas Sociais, é uma atualização de âmbito nacional e este é o momento de se regularizar.
“Uma vez que a pessoa está com o benefício bloqueado, se ela deixa de cumprir este prazo de 60 dias, pode ter o benefício cancelado. Uma vez cancelado, a gente não consegue resgatar. Tem que iniciar do zero um novo cadastro, caso a pessoa tenha mudado a situação dela”, explicou.
Ainda conforme a secretária, após a regularização, há uma recomposição do benefício de forma retroativa.
“Se a pessoa teve o benefício bloqueado em março ou abril, ela vai ter essa parcela recomposta dentro do benefício. […] Ela vai ficar mais tranquila, fazer a atualização dos dados, procurando a unidade básica de atendimento mais próxima do território, levando toda a documentação. Vai assinar um termo onde vai declarar que, realmente, a situação dela não mudou e ela ainda mora sozinha”.
Por fim, se realmente o beneficiário agora está morando em uma casa com mais pessoas, ele pode cancelar o cadastro e refazê-lo. Marcela explicou como:
“Caso a pessoa resida com outras pessoas, ela também pode ter acesso ao benefício. Porém, vai ter que fazer o cancelamento no sistema pelo aplicativo ou de forma presencial. Com isso, ela vai fazer a inclusão de outros membros da família”, finalizou.
Quais documentos são necessários para a atualização?
- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Quem mora sozinho, deve assinar um termo para confirmar essa condição.
Onde regularizar a documentação?
Em Pouso Alegre, são seis Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que oferecem esse serviço para a atualização das informações: CRAS Central, São Geraldo, São João, Cidade Jardim, Faisqueira, São Cristóvão.
Além desses, há o CRAS volante, que é um projeto itinerante do centro que passa pela zona rural da cidade.
O atendimento acontece todos os dias, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sem interrupção para o horário de almoço.
Fonte: G1 Sul de Minas