Pessoas com mais de 18 anos já podem receber vacina bivalente contra a Covid no Sul de Minas; veja onde

Quem ainda não tomou pelo menos duas doses, deve primeiro receber o imunizante tradicional antes de ter acesso à bivalente. Confira outros detalhes sobre esta vacina.

Após o Ministério da Saúde (MS) ampliar a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, as prefeituras do Sul de Minas já se preparam para iniciar a aplicação das doses para este novo público.

O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Bacheretti, informou que todas as doses disponíveis no estado foram enviadas para as regionais de saúde e reforçou a necessidade da vacinação. Com essa ampliação, agora todas as pessoas com mais de 18 anos poderão buscar a dose bivalente.

Entre as maiores cidades da região:

  • Poços de Caldas A vacina bivalente começou durante a tarde desta terça-feira. Ao todo são 17 salas de vacina, que funcionam das 8h às 16h. Na Regional Sul, no UBS Centro e no UBS Regional Leste, a vacina fica disponível das 8h às 18h;
  • Pouso Alegre afirmou a liberação das doses a partir desta terça-feira (25). As vacinas ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira em 11 unidades de saúde;
  • Varginha A vacina ficará disponível a partir desta quarta-feira nas 13 unidades de saúde da cidade. Na sala de vacina, o horário será das 7h30 às 16h e nas demais, de 7h30 às 15h30.
  • Passos As doses ficarão disponíveis a partir desta quarta-feira (26) em sete salas de vacina.

Sobre a vacina bivalente

Para entender melhor os detalhes sobre a vacina bivalente, que agora está disponível para pessoas com mais de 18 anos, a EPTV, afiliada Rede Globo, conversou com o infectologista Luiz Carlos Coelho, que explicou:

“A vacina bivalente é uma evolução da tecnologia das vacinas contra a Covid. Ela tem duas cepas do coronavírus. […] Por isso ela é bivalente, ela pega não só [a cepa] original da Covid-19, como a cepa da Ômicron que está circulando neste momento”, afirmou.

  • Se a pessoa tomou a vacina contra a gripe ou meningite recentemente, pode, sim, tomar a dose bivalente. Ambas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia.
  • Quem ainda não tomou pelo menos duas doses da vacina monovalente, tendo a última dose há quatro meses ou mais, deve primeiro receber o imunizante tradicional antes de ter acesso à bivalente.
  • Quem não pode receber a dose são apenas as pessoas fora da faixa etária. O infectologista explica que esta é a única restrição, de acordo com o Ministério da Saúde.

“Nós não podemos esquecer de tudo que vivemos no período da pandemia. […] É importante que a população geral entenda o momento que estamos vivendo hoje, a importância das vacinas, a disponibilidade delas nas salas de vacinação e busque a sua dose, porque é um direito seu”, finalizou o infectologista.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *