Audiência pública discute implantação de praça de pedágio na BR-459, entre Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, MG
Audiência pública será realizada às 19h na Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí e deve reunir diversas autoridades políticas da região, além de representantes da empresa responsável pela concessão.
Uma audiência pública vai discutir nesta sexta-feira (16) a futura cobrança de pedágio na BR-459, entre Santa Rita do Sapucaí (MG) e Pouso Alegre.
A audiência pública será realizada às 19h na Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí e deve reunir diversas autoridades políticas da região, além de representantes da empresa EPR Sul de Minas, responsável pela concessão.
A preocupação é com os custos que a implantação da praça de pedágio trará para a população, que trabalha ou estuda entre os dois municípios.
A realização de obras para reforçar a segurança nos trevos que dão acesso aos municípios, principalmente na ligação entre a BR-459 e a MG-173 para Cachoeira de Minas, também deve ser debatida.
Concessão BR-459
Desde março deste ano, oito rodovias do Sul de Minas passaram a ser administradas pela Concessionária de Rodovias do Sul de Minas, que agora se chama EPR Sul de Minas. O prazo de concessão é de 30 anos.
O contrato de concessão prevê um prazo de 9 meses para preparação e início da arrecadação do pedágio. Neste período, estão previstos os trabalhos iniciais dos trechos, incluindo a construção e instalação das bases operacionais da concessionária, que inclui as oito praças de pedágio, cinco bases operacionais da empresa, além dos serviços de guincho, ambulância e atendimento de socorro pré-hospitalar.
Ao todo, serão instaladas oito praças de pedágio, sendo três na BR-459 (Caldas, Congonhal e Santa Rita do Sapucaí); duas na MG-290 (Borda da Mata e Ouro Fino); uma na CMG-146, em Poços de Caldas; uma na MG-173, em Gonçalves e outra na MG-459, em Monte Sião.
O valor do pedágio será de R$ 8,32.
Fonte: G1 Sul de Minas