Cadastramento biométrico é retomado nas zonas eleitorais do Sul de MG; saiba como agendar atendimento

Nesta etapa todos os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico devem se cadastrar

Cartórios eleitorais e centrais de atendimento do Sul de Minas voltaram a coletar a biometria dos eleitores da região a partir desta terça-feira (1º). A coleta havia sido suspensa em todo o país em março de 2020, devido à pandemia.

Cada Tribunal Regional Eleitoral estabeleceu seu cronograma para prestação do serviço. Segundo o TRE, dados de junho de 2023 apontam que 60,6% do eleitorado mineiro já têm a biometria cadastrada. Mas, por enquanto, ainda não será estabelecido prazo para o cadastro na Justiça Eleitoral.

Lívia Stela Martins Zanatelli, chefe do Cartório Eleitoral de Poços de Caldas, explica que nesta etapa todos os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico devem se cadastrar.

“Quem já concluiu essa etapa e tem a biometria cadastrada, não precisa refazer. Aqueles que ainda não fizeram devem comparecer ao cartório para a coleta”, explica.

“É importante que os eleitores já venham regularizar a situação para que, se um dia o Tribunal determinar um prazo final, a maioria dos eleitores já esteja com a biometria cadastrada”, reforça a chefe do cartório.

Atendimento

Para fazer a coleta da biometria, os eleitores podem ir diretamente a um dos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento. O funcionamento na maioria dos municípios é das 12h às 18h.

É necessário levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço recente, em nome do eleitor ou parente próximo para comprovar vínculo com município.

Se preferir, o eleitor também pode agendar o atendimento pelo site do TRE ou pelo Disque-Eleitor – telefone 148.

Segundo o TRE, o eleitor pode buscar atendimento presencial em qualquer cartório eleitoral ou Central de Atendimento do estado. Antes, o atendimento era feito somente perante a unidade de Justiça Eleitoral correspondente à pessoa interessada. Neste caso, é recomendado agendar o atendimento.

Fonte: G1 Sul de Minas

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