DestaqueGerais

2ª Audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é um desafio de gestores públicos de todo país. Em busca de melhorias para a cidade de Pouso Alegre, a Prefeitura está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Neste sentido, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes irá realizar uma 2ª Audiência Pública, no próximo dia 5 de setembro, às 18h, na Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Durante esta 2ª audiência, será apresentado o perfil e diagnóstico obtido através dos levantamentos de dados, pesquisas de campo e estudos técnicos realizados até o momento, bem como as sugestões de propostas a serem implantadas, relativas às diversas formas de mobilidade, a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de promover o bem-estar da população.

O Prefeito Cel Dimas destaca que “o PlanMob visa fortalecer a gestão pública sustentável, fornecendo informações para o município planejar e desenvolver ações e obras para atender o transporte da comunidade de forma geral, com eficiência, eficácia permitindo um transporte seguro. É uma ferramenta que respeita as diretrizes do município visando a promoção de condições de mobilidade para a população e esperamos que as pessoas estejam na audiência para discutir um tema tão importante”.

Apresentação de diagnóstico

A 1ª audiência pública foi realizada no dia 10 de novembro de 2022 e discutiu o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, enfatizou a priorização dos meios de transporte ativos, não-motorizados, motorizados, público/privado, individual/coletivo, a fim de garantir um deslocamento de forma segura, socialmente inclusivo e sustentável.

O PlanMob já realizou pesquisas voltadas para origem  e destino domiciliar, contagens volumétricas de veículos, velocidade e retardamento, entrevistas com ciclistas, fluxo de pedestres, embarque e desembarque de passageiros no transporte público coletivo, análise da operação de logística de cargas devido à grande atração de veículos pesados dentro do perímetro urbano, dentre outras análises, para desenho dos cenários futuros e definição de estratégias adequadas.

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *