CEMAPA: Conheça um dos locais de atendimento a Pessoa em Situação de Rua
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, disponibiliza diversos equipamentos voltados à população de rua. Entre eles, está o Centro Municipal de Acolhimento Provisório de Adultos (CEMAPA) que realiza uma média de 60 acolhimentos diários.
O CEMAPA conta com uma equipe capacitada para o atendimento da pessoa que se encontra em situação de rua, respeitando as escolhas, contribuindo com a preservação da integridade e autonomia, o local promove acolhimento em espaço e estrutura para acomodação, alimentação e higiene pessoal.
“A população em situação de rua recebe atendimento integral específico. Que possa acolher, entender e ajudar que essas pessoas retomem o controle de suas vidas, deixando a rua. É um complexo trabalho, pois temos as pessoas que fomentam que elas continuem nas ruas, achando que ajudam. Quando na verdade o recomendado é que entrem em contato com a Abordagem Social”, explica o Secretária de Políticas Sociais, Marcela Nascimento. Que deixa o convite para população que queira conhecer as unidades de atendimento e as ações realizadas no âmbito da assistência social.
O trabalho desenvolvido com a população de rua demanda estratégias de aproximação e construção de vinculo de confiança, planejamento de um projeto de vida, encaminhamentos para a rede socioassistencial e intersetorial, resgate dos vínculos familiares fragilizados ou rompidos, processo este, que se dá de forma gradual e por tempo indeterminado, sem garantia do resultado idealizado pela população, pois o processo de saída das ruas depende da aceitação e adesão por parte do usuário aos serviços ofertados.
São ações ofertadas diariamente pela política pública de assistência social:
ü espaço para café, almoço, janta;
ü higiene pessoal, lavanderia;
ü guarda volume e dormitório;
ü fornecimento de passagem intermunicipal e interestadual possibilitando o retorno a família;
ü elaboração de currículo e encaminhamento ao mercado de trabalho;
ü encaminhamento para 2ª Via de documentos; e
ü atendimento para acesso em programas de transferência de renda do governo federal:
o Programa Bolsa Família
o Beneficio de Prestação Continuada – BPC/LOAS (que garante um salarial mínimo para pessoas idosas com mais de 65 anos ou pessoa com deficiência).
o
A Prefeitura oferece uma média de 3 mil refeições mensais, incluindo café da manhã, almoço e jantar – cardápio montado por nutricionista. Além disso, oferece transporte para o local, espaço para higiene pessoal (banho) e acomodações (para dormir).
Os serviços mencionados fazem parte das ações permanentes realizadas pela equipe técnica, garantida pela Política Pública de Assistência Social e a população em situação de rua também recebe atendimento da Política Pública de Saúde por meio dos profissionais do Consultório na Rua, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS (Álcool e Droga e Saúde Mental).
Fonte: PMPA