CulturaDestaque

Participe da 4ª Conferência Municipal de Cultura

Pouso Alegre se prepara para a realização da quarta edição de sua Conferência Municipal de Cultura, que inicia-se na quarta-feira (27), com uma rodada de pré-conferências que visam discutir os seis eixos temáticos. 

As conferências municipais de cultura, que neste ano terão como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, constituem momento importante de discussão sobre políticas públicas, participação popular, democratização à cultura, diversidades e outros temas sobre o que queremos de cultura para nossa cidade, estado e país. A etapa municipal faz parte da construção do encontro nacional que ocorrerá em Brasília ano que vem.

Nesta quarta edição, o Ministério da Cultura, através do Conselho Nacional de Política Cultural dividiu em seis eixos temáticos; 1- Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2- Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; 3- Identidade, Patrimônio e Memória; 4- Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e 6- Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A partir destes eixos, a Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Superintendência de Cultura, em parceria com a Comissão Organizadora Executiva e o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimoniais, distribuíram os eixos temáticos em uma série de 3 encontros de pré-conferências, sendo cada um dedicado a dois eixos. Depois, será realizado um primeiro encontro da Conferência voltado aos grupos de trabalho e, finalizando, uma data com a plenária de encerramento.

Credenciamento prévio
Todos os eventos da Conferência Municipal de Cultura são abertos à população mediante um credenciamento, que será realizado obrigatoriamente na entrada de cada evento.
 
Para otimizar esse processo, os participantes poderão se credenciar antecipadamente pelo link bit.ly/4cmcpousoalegre.

_Programe-se:_

1ª pré-conferência temática: Políticas Públicas Culturais e Participação Popular, atendendo aos dois primeiros eixos, “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura” e“Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social”
27/09 (quarta-feira) – 18h30
Local: Ceu das Artes (Av. Perimetral, 2.105)

2ª pré-conferência temática: Expressões e Diversidade na Cultura, atendendo aos eixos 3 – “Identidade, Patrimônio e Memória” e 4 – “Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”
04/10 (quarta-feira) – 18h30
Local: Ceu das Artes (Av. Perimetral, 2.105)

3ª pré-conferência temática: Espaços e Equipamentos para a Cultura, atendendo aos eixos 5 – “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade” e 6 – “Direito às Artes e Linguagens Digitais”
Local: Ceu das Artes (Av. Perimetral, 2.105)
10/10 (terça-feira) – 18h30

Conferência Municipal de Cultura: 
14/10 – Grupos de Trabalho
23/10 – Plenária final

Fonte: PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *