Segurança nas escolas: Prefeitura promove capacitação em Primeiros Socorros no Ensino Infantil
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Univás, realizará uma capacitação em Primeiros Socorros para gestores, professores e monitoras da Educação Infantil. O objetivo é levar essa importante qualificação para as escolas, visando proporcionar mais segurança aos alunos e criar um ambiente mais acolhedor e preparado para situações de emergência.
O treinamento refere-se à Lei Lucas, uma legislação federal que exige que funcionários de escolas públicas e privadas, do ensino infantil e básico, sejam capacitados em primeiros socorros (CPR).
Essa capacitação ocorrerá de forma híbrida, enviando o material teórico em videoaulas para estudo nas escolas de Educação Infantil. Esse material deverá ser compartilhado com os servidores, oferecendo a oportunidade para que se preparem para a formação prática realizada na CEIM Maria Grafira (antiga CNEC) das 18h15 às 20h15 nos dias 22, 27, 28, 29 e 30 de novembro.
“Nossa intenção é enfatizar essas técnicas essenciais para preparar nossos servidores para atuar em casos de emergência nas escolas e até mesmo em suas vidas pessoais. Esta é uma iniciativa que visa o bem-estar das nossas crianças e a segurança delas e dos colaboradores”, ressalta a Secretaria de Educação, Suelene Marcondes.
O curso aborda diversos tópicos fundamentais para o atendimento em situações de emergência, incluindo procedimentos para casos de engasgos, transporte correto de vítimas, massagem cardíaca, manobras de desobstrução de vias aéreas, atendimento inicial em caso de fraturas, imobilização, uso de bandagens, ataduras e curativos, crise convulsiva, prevenção de acidentes, entre outros.
Fonte: PMPA