Térreo do Hospital Oncológico de Pouso Alegre será entregue em maio, marcando avanço na construção do complexo de saúde para a região
A aguardada inauguração do Hospital Oncológico de Pouso Alegre, situado como um anexo ao Hospital Regional de Pouso Alegre, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, está prestes a se tornar realidade. As obras, que tiveram início no final de 2021, alcançaram uma etapa significativa, com a entrega do primeiro andar prevista para maio deste ano.
O térreo é o primeiro de cinco pavimentos da estrutura que é um anexo ao Hospital Regional de Pouso Alegre, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.
A construção é em um sistema pré-moldado específico para prédios mais altos e com pilares e vigas que facilitam o transporte.
“A parte estrutural do hospital oncológico está pronta. O que nós estamos fazendo é por lances. O andar térreo já está com as paredes posicionadas. Ele será destinado ao atendimento ambulatorial”, explica Alexandre Hueb, diretor técnico do hospital Samuel Libânio.
Depois que o térreo ficar pronto, a previsão é de que a cada nove meses um novo andar seja concluído. O próximo andar a ser inaugurado é o da quimioterapia e, na sequência, a ala de internação.
“Isso será inaugurado depois do carnaval, em um cenário um pouco mais avançado em maio deste ano. Eu dou a minha palavra, porque eu vou lá todos os dias. Então, é pouco provável que passe de maio. A hora que nós começarmos a transferir o atendimento ambulatorial para o hospital oncológico, nós diminuiremos a quantidade de pacientes no Hospital Samuel Libânio, e poderemos acolher melhor parte da população. Ato contínuo, a obra continua, e vai ser entregue, posicionado, andar por andar”, completa.
Com tudo pronto, serão necessários de R$ 5 a 8 milhões a mais para o funcionamento do hospital oncológico. Esse é um dinheiro que deverá vir do Governo Federal porque é uma instituição vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, ainda não há a liberação da verba.
Hospital Oncológico
A unidade foi orçada em R$ 30 milhões e deve atender 53 municípios da região de Pouso Alegre. O hospital terá 100 novos leitos para o tratamento de câncer.
Para a construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio, a prefeitura doou um terreno de 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, serão cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção.
O prédio também terá um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.
Quando foi anunciado, em setembro de 2021, havia a expectativa de que a unidade ficasse pronta em abril do ano passado.
Fonte: Redação