Gabinete de Crise avalia impactos das chuvas e acompanha ações
Na manhã desta segunda-feira (26), o Gabinete de Crise da Prefeitura de Pouso Alegre reuniu-se novamente para avaliar os efeitos das intensas chuvas que assolaram a cidade e estabelecer as medidas emergenciais a serem tomadas diante desse cenário desafiador.
Com mais de 253 milímetros de chuva, Pouso Alegre foi a cidade brasileira mais afetada pelos temporais, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) resultando em uma série de problemas em toda a área urbana e rural. O gabinete, organizado pela Prefeitura, conta com a participação de todas as secretarias e superintendências municipais, além de instituições como o Exército, Polícia Militar, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Panorama Geral:
Até o momento, foram registradas mais de 400 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo cerca de 20 consideradas graves, incluindo deslizamentos de muros de arrimo e deslizamentos de encostas.
Políticas Sociais:
Sete famílias, totalizando 27 pessoas, foram encaminhadas para o abrigo municipal devido aos danos causados pelas chuvas. Nesta segunda-feira (26), três famílias, totalizando 13 pessoas, permanecem abrigadas.
Equipes da Prefeitura têm realizado visitas porta a porta nos locais mais afetados para prestar assistência social, proporcionando suporte psicológico, avaliação da saúde e auxílio na obtenção de documentação e doações.
Desde a noite de quinta-feira (22), as equipes da Prefeitura têm trabalhado de porta em porta nos locais mais atingidos pelas chuvas. No entanto, parte das famílias não foi localizada, pois algumas pessoas saíram e ainda não retornaram. O município solicita que essas famílias procurem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para receberem todo o suporte necessário, incluindo atendimento com assistentes sociais, psicólogos e profissionais de saúde, além da possibilidade de solicitar segunda via de documentação e receber doações.
Saúde:
O atendimento de saúde às famílias afetadas continua sendo prioridade, com equipes oferecendo vacinas, apoio psicológico e monitoramento da saúde geral das pessoas. Esforços também estão sendo intensificados para prevenir a leptospirose e combater o mosquito Aedes aegypti.
Trânsito:
Várias vias da cidade foram interditadas devido as consequências das chuvas. Pedimos à população que respeite a sinalização, especialmente em dois locais:
-Na Avenida Antônio Scodeler, onde o trânsito, inclusive de pedestres, está temporariamente interrompido desde quinta-feira (22). As equipes retornaram ao trabalho no início da manhã desta segunda-feira (26), após o nível da água abaixar e haver segurança para os trabalhadores.
Neste momento, equipes técnicas estão realizando avaliações para restabelecer a passagem de pedestres no menor tempo possível. Pedimos a compreensão e colaboração de todos os cidadãos enquanto trabalhamos para resolver essa situação.
- Próximo ao Clube de Campo houve deslizamento de um barranco e parte da pista foi interditada. O local está devidamente sinalizado.
A Prefeitura de Pouso Alegre vem observando um aumento nas ocorrências de desrespeito à sinalização viária, incluindo casos de furto de placas e sinalização de trânsito. Neste momento desafiador, é essencial reforçar o respeito às normas de trânsito para garantir a segurança de todos os cidadãos. Pedimos a colaboração de toda a comunidade para que sigam as orientações de tráfego e respeitem a sinalização.
Obras:
O trabalho de limpeza com cata-treco e caminhão pipa está sendo realizado desde a madrugada de quinta-feira (22), com o objetivo de desobstruir as vias e remover gradualmente os pertences das famílias.
As equipes já realizaram a limpeza em dezenas de bairros, como Jardim Yara, Shangrilá, Ribeirão, Ipiranga e Centro. Ao todo, mais de 70 caminhões de cata-treco foram preenchidos com pertences das famílias, incluindo móveis, colchões e eletrodomésticos.
Nesta segunda-feira as equipes estão se concentrando no São Geraldo, uma vez que, devido ao volume das águas, não foi possível realizar a limpeza neste local anteriormente.
Além disso, a Secretaria informa que todas as bombas de sucção permanecem em funcionamento. Ao todo, são três na Diquinha e duas na Dique 1. A bomba da Dique 2 foi desativada nesta segunda-feira (26) por já não ter nível de água que necessite da bomba, tendo sua várzea abaixado.
Agricultura:
O setor agrícola também está sendo atendido com os mesmos profissionais que a área urbana recebe. Além disso, estamos com obras emergenciais para conter represas e limpar estradas. No entanto, o trecho após a represa do Itamar, no Limeira, permanece interditado nesta segunda-feira (27) e equipes trabalham para liberar a via ainda hoje.
Doações:
O município se preparou antecipadamente para lidar com as consequências das chuvas e está aceitando doações de kit de limpeza, roupas, alimentos e colchões, que podem ser entregues na Secretaria de Políticas Sociais. Para doações de móveis e eletrodomésticos, pedimos que entrem em contato com a Secretaria de Políticas Sociais para coordenar a entrega.
A Prefeitura de Pouso Alegre está empenhada em adotar todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes nesse momento difícil. Novas informações serão divulgadas conforme a evolução da situação.
Copasa:
A Prefeitura solicitou ainda esclarecimentos e ações rápidas da COPASA, tendo em vista que em situações de crise como esta, abastecimento de água costuma ser um grande problema e o município identificou falhas no abastecimento da cidade.
O Gabinete do Prefeito providenciou caminhões pipa para abastecer a região do Morumbi nesta segunda-feira (26) . O município pede que a população registre as reclamações no site da companhia e também no site da Prefeitura (aba acesso rápido – Denúncia/Copasa).
Fonte:Redação JD