Exoneração de Professor por Assédio Sexual em Escola Municipal de Pouso Alegre (MG)
Na última sexta-feira (23), um professor da Escola Municipal Jandyra Toledo, em Pouso Alegre (MG), foi exonerado de seu cargo após denúncias de assédio sexual. A decisão, tomada pela prefeitura, ocorreu após uma comissão processante ter sido instaurada em julho do ano passado para apurar as acusações.
O processo disciplinar foi instaurado em julho do ano passado. O professor foi demitido na última sexta-feira (23), mas o caso só foi divulgado nesta quarta (28).
De acordo com a comissão processante, o professor, por várias vezes, teria praticado atos com conotação sexual, como abraços e beijos molhados, se aproveitando da posição privilegiada de professor e supervisor pedagógico da Escola Municipal Jandyra Toledo.
O relatório da comissão ainda apontou que o “processado adotava comportamento inadequado de conotação sexual com alunas que não passavam de crianças que lhe eram confiadas no cumprimento de suas atribuições”.
Uma psicóloga da rede municipal disse em depoimento que uma aluna chegou a dizer para ela que o professor a deixava desconfortável quando a abraçava por trás, que ele já a teria beijado no rosto e até sentado no colo dele.
Outra aluna relatou que achava que sentar no colo do professor era normal. Ela disse que após ouvir uma palestra, percebeu que isso não era normal como acreditava.
As denúncias começaram após uma palestra promovida pela escola no ano passado sobre o assunto.
O professor foi exonerado dos cargos, mas poderá recorrer da decisão. Por nota, a defesa dele informou que o professor só vai se manifestar nos autos.