PL cria dia do produtor de leite em Pouso Alegre

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 27,1% do total produzido no país, de acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O que representa mais de 9 bilhões de litros no ano. Pouso Alegre tem uma grande participação no cenário, motivo que levou o vereador Odair quincote a propor na Câmara o “Dia Municipal do Produtor de Leite”.

A iniciativa se alinha à Lei Federal nº 14.870, de 28 de maio de 2024, a qual instituiu a mesma data, 12 de julho, para todo o território nacional. O objetivo principal é reconhecer e valorizar a contribuição dos produtores de leite para a economia e o bem-estar da sociedade.

Além disso, a data tem como objetivos incentivar o consumo de leite e seus derivados, promover a importância da cadeia produtiva do leite para a economia local e realizar atividades educativas e de conscientização sobre os benefícios nutricionais do leite. Também visa fortalecer a identidade cultural e econômica dos produtores de leite do município, promovendo eventos, feiras, palestras e outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do setor leiteiro.

O Projeto de Lei foi apreciado em plenário nesta terça-feira (25) e foi aprovado pelos parlamentares. Durante a tramitação da matéria, Odair Quincote esteve em várias propriedades leiteiras, entre elas o Leite Castelo e o Sítio São José.

Na família da qual o Leite Castelo pertence, a produção tem mais de cem anos de história. Localizado no bairro das Anhumas, em Pouso Alegre, a produção chega a mais de 2 mil litros de leite por dia, e garante não só o leite, mas também a fabricação de queijos.

Já no Sítio São José, localizada no bairro Cervo, também em Pouso Alegre, são quatro irmãos que herdaram o ofício do pai. Senhor Gregório tem 89 anos e ainda acompanha tudo de perto. Diariamente, das 5h da manhã às 8h da noite, o trabalho não para e a produção chega a dois e quinhentos litros de leite por dia.

O vereador Odair Quincote, destaca que “o ofício precisa de melhores reconhecimentos e a criação da Lei certamente irá contribuir para que isso aconteça”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *