Reunião na FIEMG discute a construção de gasoduto entre Extrema e Pouso Alegre, MG
Na última quinta-feira (22/08), a Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás se reuniu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para debater projetos estratégicos para a indústria mineira. Entre eles está o projeto de construção de um gasoduto entre Extrema e Pouso Alegre, no Sul de Minas.
A gerente de Projetos e Gestão Ambiental da Gasmig, Daniele de Oliveira Machado Dias, apresentou o projeto de construção de um gasoduto ligando os municípios de Extrema a Pouso Alegre, no Sul de Minas. Ainda em fase inicial, o projeto depende da construção também de um gasoduto de transporte entre Bragança Paulista (SP) e Extrema, pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS) – o que já está em discussão.
Segundo Daniele, o objetivo do projeto é ampliar a oferta de gás natural nos municípios de Extrema e Pouso Alegre, com possibilidade inclusive de ampliação posteriormente para Três Corações e Varginha. Atualmente, algumas dessas cidades já são atendidas pelo gás natural comprimido e transportado via rodoviária.
Ela mencionou ainda o plano de investimentos de R$2,3 bilhões até 2028 e mais R$3,5 bilhões até 2033, com destaque para o projeto do gasoduto Centro-Oeste, que está em andamento e deve ser concluído no final de 2025. Ela prevê uma linha tronco até Divinópolis, passando por Itaúna, Mateus Leme, Sarzedo e Juatuba, além de algumas redes estruturantes nessas cidades.