Eleições: 515 pessoas foram presas durante 1º turno em todo o país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou o balanço final do 1º turno das eleições municipais de 2024. Segundo o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, foram registrados 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões, sendo 22 de candidatos.

As ocorrências de boca de urna chegaram a 1.057; de compra de votos/corrupção eleitoral, 423; de propaganda eleitoral irregular, 309; de violação ou de tentativa de violação do sigilo de voto, 203; e de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 64.

EM MINAS GERAIS

Na reta final da votação deste domingo (6) , 79 candidatos já foram presos em Minas por crimes eleitorais. O balanço foi divulgado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Entre os principais crimes eleitorais, de acordo com a corporação, estão a boca de urna (propaganda no dia da eleição); compra de votos; assédio eleitoral, seja utilizando de ameaça ou violência para coagir alguém a votar; e transporte irregular de eleitores, além de injúria, difamação ou calúnia.

No último balanço, a Polícia Militar também tinha divulgado que já haviam sido registradas 298 ocorrências referentes a eleições em 178 cidades do Estado.

De acordo com o tenente -coronel Flávio Santiago, da PMMG, os números “estão dentro da normalidade”.

Urnas substituídas
Faltando poucos minutos para o término da votação, também foi divulgado o balanço de urnas eletrônicas que precisaram ser substituídas em Minas.

De acordo com informação divulgada por Sandra Freire, diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 330 urnas precisaram ser substituídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *